domingo, 5 de outubro de 2014

Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

Texto em português de (Portugal)  
Fonte: www.treinoonline.com.br - Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polêmica em ginasios (academias).

Especialistas brasileiros em exercícios estão alcançando reconhecimento internacional com pesquisas originais sobre a melhor forma de fazer ginástica e queimar calorias.

As últimas recomendações de pesquisadores da Universidade de Harvard: os exercícios devem ser intensos para alcançar o melhor condicionamento físico. Não importa se a escolha é correr ou andar ou fazer musculação. O melhor resultado é alcançado com o exercício intenso, aquele que deixa a pessoa quase sem fôlego.

Esta tese sobre o gasto metabólico e cardiovascular da prática de musculação pretende fazer uma revolução nos ginasios (academias) de ginástica.

Um simples exercício abdominal pode até dobrar a potência quando executado com o dobro da velocidade e trabalhar mais fibras musculares.

A pesquisa comprovou que duas séries de seis repetições, feitas tão rapidamente quanto possível, dão mais resultados que uma série contínua de 12 repetições feitas vagarosamente. Com movimentos rápidos e poucas repetições, o atleta ganha potência muscular e, fica menos tempo no ginasio (academia).

Para outros professores a musculação de alta velocidade é boa para atletas desenvolverem a potência muscular, mas boa parte dos alunos não faz musculação com esse objetivo. Eles querem aumentar a massa muscular e desenvolver a força. A variável nesse caso não será a velocidade, mas a carga que ele vai usar.

Os alunos têm dificuldade para controlar os movimentos em movimentos em alta velocidade, principalmente no início e no final do exercício. Nesses casos, os riscos associados a lesões aumentam muito.

Ele rejeita, porém, os exercícios de muita carga feitos com a menor velocidade possível, o ritmo conhecido como superslow, já comprovado cientificamente como um treinamento ineficaz.

A alta velocidade é também recomendada para exercícios aeróbicos pelo American College of Sport Medicine (ACSM). Pesquisas mostram que uma corrida de 20 minutos na esteira com a capacidade máxima do aluno dá mais resultado para a melhoria do condicionamento cardiovascular que uma corrida mais lenta de 40 minutos.

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11 comentários:

  1. a serie 4 x 15 é correta?

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    1. Olá, bem vindo! Sim, é correta, mas seu objetivo neste caso terá que ser para fortalecimento e tônus muscular.

      Para hipertrofia utiliza-se 4 x 08 a 12 e para resistência utiliza-se 4 x 18 a 20.

      Portanto realize as repetições e séries que estejam dentro dos teus objetivos promovendo assim resultados a curto e médio prazo.

      Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição.

      Poderá contactar-nos pelo email suporte@help-professor .com

      Grande abraço e bons treinos!

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  2. Boa tarde, professor tenho 26 anos 1,60 de altura e estou com 61,200 ...estou fazendo academia e dieta balanceada.. quero perder mais uns quilinhos e modelar meu corpo, ganhar perna e bumbum. Estou seguindo esta rotina na academia chego aqueço uns 20mim na esteira um pique acelerado, depois treino em torno de 1:30 intercalando músculos superiores e inferiores e depois faço no minimo mais 40 mim de aeróbica.. minha duvida é como quero perder gordura ainda ..mas quero ganhar músculos... qual seria melhor pra mim a serie lenta ou rápida? ou se faço em duas etapas, uma agora ate atingir meu peso ideal e assim que chegar, troco o tipo de treino e dieta pra ganhar massa magra,.. no ritmo que estou acredito que no max em 3 semanas atinjo meu peso quero ficar com 56 kg e ganhar massa magra!

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  3. Olá, bom dia! Bem pela sua descrição os treinos parecem-me bem elaborados.. Mas saiba que qdo o principal objetivo é a perda de massa gorda alimentação acaba por ser mais importante do que o próprio treino.

    O segredo é ter uma alimentação balanceada e que supra seu gasto energético sem deixar o consumo excessivo de calorias a mais.

    Sendo assim a melhor opção para que possa ter um resultado com qualidade e a curto prazo e sem perder massa magra é consultar um nutricionista, pois o mesmo estará a avalia-la para depois prescrever um plano nutricional individualizado e adequado as suas necessidades.

    Caso tenha mais duvidas contate-me através do endereço suporte@help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

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  4. Professor boa tarde, me encontro com um bom ganho de massa muscular, mas quero aumentar isso em 1 mês para ganhar um pouco mais e impressionar no verão. Pensei em comprar uma creatina e uma proteína, e já realizar a suplementação rapidamente, visto que estou realizando treinamentos a cerca de 2 meses e meio... Qual o treinamento e quais suplementos você me indicaria?

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    1. Boa tarde. Bem vindo! A combinação da cretina com Whey Protein é uma boa combinação.

      Preferencialmente escolha o Whey Proteína que contenha em sua composição o BCAA, pois o mesmo auxilia na recuperação muscular.

      Em relação ao treinamento deverá manter o ciclo de hipertrofia. O mais correto e seguro é ter alguém a acompanha-lo de perto, sendo assim consulte seu professor e exponha seus objetivos.

      Ele poderá ajuda-lo em relação aos suplementos, mas o ideal será consultar um nutricionista, pois através de uma avalaição o mesmo saberá a dose correta em relação a suplementação, trazendo assim resultados mais rápidos e com qualidade.

      Caso tenha mais duvidas contate-me via email: suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site: www.tribo.pt

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  5. Ola eu sou bem magra e queria ganhar massa muscular nas coxas e bumbum,qual a velocidade que eu devo fazer os exercicios ?
    E quais exercicios devo fazer pra ganhar massa mais rapido ?

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    1. Bom dia. Bem vinda! No seu caso aconselho a realizar os exercícios em ritmo lento.

      Os exercícios mais conhecidos para membros inferiores são: Leg press, agachamento, afundo, extensão dos joelhos e flexão dos joelhos.

      Estes exercícios são a base para que possa fortalecer suas pernas e glúteos. Quero ressaltar que o agachamento é o exercício que requer maior cuidado na postura e execução do movimento. Aconselho a ter um professor a acompanha-la na execução do mesmo.

      Atenção! Qualquer exercício citado acima requer a orientação de um profissional, pois só o mesmo poderá orienta-la na questão da intensidade, repetições e séries evitando assim futuras lesões.

      Qualquer duvida poderá contactar-me através do email suporte@help-professor.com

      Bons treinos!

      Conheça nosso site: www.tribo.pt

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  6. Bom dia , Tenho 19 anos tenho 1.60 de altura e peso 63 kg, malho 5 dias na semana e meu treino leva mais ou menos 1 hr, meus exercicios são bem lentos, estou sentindo minhas pernas mais dura e estou com mais resistencia nas pernas, mais oo meu objetivo é definir estou malhando correto assim ?

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    1. Boa tarde. Bem vindo! Você esta no caminho certo... Sempre que temos como objetivo a definição muscular devemos iniciar o ciclo de treino primeiramente para hipertrofia para a seguir alterarmos para um novo ciclo para definição muscular.

      Mas para isso deverá consultar seu professor para saber se já poderá ou não alterar seu ciclo de treino, pois tens que ter um período de treinamento para cada ciclo.

      Importante: Nunca altere seu plano de treino por conta própria!

      Caso tenha mais duvidas contate-me por email – suporte@help-professor.com

      Grande abraço e bons treinos!

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  7. Olá tenho 3 meses na academia to fazendo 4x12 para ganhar massa muscular, ta certo?

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