quarta-feira, 29 de Maio de 2013

Treino de musculação deve ser lento ou rápido?

Texto em português de (Portugal)  
Fonte: www.treinoonline.com.br - Pesquisas que defendem séries de musculação tão rápidas quanto possível causam polêmica em ginasios (academias).

Especialistas brasileiros em exercícios estão alcançando reconhecimento internacional com pesquisas originais sobre a melhor forma de fazer ginástica e queimar calorias.

As últimas recomendações de pesquisadores da Universidade de Harvard: os exercícios devem ser intensos para alcançar o melhor condicionamento físico. Não importa se a escolha é correr ou andar ou fazer musculação. O melhor resultado é alcançado com o exercício intenso, aquele que deixa a pessoa quase sem fôlego.

Esta tese sobre o gasto metabólico e cardiovascular da prática de musculação pretende fazer uma revolução nos ginasios (academias) de ginástica.

Um simples exercício abdominal pode até dobrar a potência quando executado com o dobro da velocidade e trabalhar mais fibras musculares.

A pesquisa comprovou que duas séries de seis repetições, feitas tão rapidamente quanto possível, dão mais resultados que uma série contínua de 12 repetições feitas vagarosamente. Com movimentos rápidos e poucas repetições, o atleta ganha potência muscular e, fica menos tempo no ginasio (academia).

Para outros professores a musculação de alta velocidade é boa para atletas desenvolverem a potência muscular, mas boa parte dos alunos não faz musculação com esse objetivo. Eles querem aumentar a massa muscular e desenvolver a força. A variável nesse caso não será a velocidade, mas a carga que ele vai usar.

Os alunos têm dificuldade para controlar os movimentos em movimentos em alta velocidade, principalmente no início e no final do exercício. Nesses casos, os riscos associados a lesões aumentam muito.

Ele rejeita, porém, os exercícios de muita carga feitos com a menor velocidade possível, o ritmo conhecido como superslow, já comprovado cientificamente como um treinamento ineficaz.

A alta velocidade é também recomendada para exercícios aeróbicos pelo American College of Sport Medicine (ACSM). Pesquisas mostram que uma corrida de 20 minutos na esteira com a capacidade máxima do aluno dá mais resultado para a melhoria do condicionamento cardiovascular que uma corrida mais lenta de 40 minutos.

Dúvidas? Faça sua pergunta no link baixo "Comentários".

238 comentários:

  1. Os profissionais de educação física nunca chegam a um consenso sobre nada, cada um fala uma coisa.

    Particularmente, prefiro fazer os exercícios de musculação da forma mais lenta possível. Assim consigo um ganho de força muito mais rápido (isso mesmo, depois que adotei a velocidade lenta, diminuí o tempo para incrementar a carga) e aumento o tempo de contração (que, segundo outras pesquisas, é essencial para a hipertrofia).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo com vc... se vc ficar pirado, e buscar informações a respeito de atividades físicas, quanto a treino, alimentação, técnicas e etc verá que há muitas controversias, todos tentando defender as suas opiniões... não serve isso, não serve aquilo e por aí vai. ao final é melhor começar a estudar vc mesmo e o que serve e o que não serve para vc, ás vezes pagando o preço do erro ou do acerto... é isso aí amigo tá díficil encontrar uma opinião certa...

      Eliminar
  2. E intuitivamente essa pesquisa também é algo que não entra na minha cabeça. Quanto mais rápido o movimento, menor o esforço, mais fácil fica executar o exercício.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde. Antes de tudo gostaria de agradecer seu contacto. Bem, como já citado acima é um assunto que provoca grande polémica, mas posso afirmar que pela minha experiência como também pela execução na pratica posso dizer que o exercício executado com o movimento lento se torna muito mais eficaz, apresentando um ganho de forca e resistência muscular satisfatório.

    Quero enfatizar que cada indivíduo reage a sua maneira e a cada método de treino, sendo assim o mesmo poderá trazer resultados para alguns e pouco para outros.

    Estou a sua disposição para mais esclarecimentos.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  4. sou uma ex-fumante,engordei 11 k ,de 58 fui para 69 .fiquei dezesperada comprei uma power jump (mini cama elastica )peguei os videos no you tube passei pra um dvd fui fazer ,fazia 30 m me deu uma tremenda batedeira kk tive de manerar ,agora gostaria de saber se eu simular uma caminhada ou corrida na mini cama elastica quantos mais ou menos irei perder de calorias ?ou ñ perde nada ?obrigado pela atenção !espero sua resposta anciosa bjbjbj

    ResponderEliminar
  5. Olá Cleide. Obrigado pelo seu contato. Vamos a sua resposta..

    Qualquer que seja o estímulo tanto muscular como cardio consequentimente terá o gasto calórico. Como seu objetivo é a perda da massa gorda (gordura) os exercícios indicados neste caso são os que proporcionam uma longa duração e com o nível de intensidade confortável , ou seja, leve a moderada.

    No caso do Power Jump o objetivo principal do mesmo é a melhora cardiovascular e o fortalecimento muscular principalmente dos membros inferiores devido ser considerada uma atividade de alta intensidade.

    Continue a praticar os Power Jump mas como principal atividade faça exercícios de longa duração como a corrida, caminhada e ciclismo. Caso frequente alguma academia poderá realizar outras atividades que proporcinam o mesmo como o elíptico, remo, bike e step.

    Uma observação de grande importância que estará a melhorar a qualidade do seu treino e do gasto calórico é o uso do monitor cardíaco, pois através do mesmo poderá controlar seus batimentos na zona ideal para uma maior redução da massa gorda (se quiser poderei orienta-lá sobre este assunto).

    Outro fator de grande importância é a nutrição. Entre exercícios x nutrição alimentação é o que requer a maior atenção. Portanto evite os alimentos que já são bem conhecidos como vilões: frituras, doces e gorduras. Importante! Beba muita água e faça em média 5 a 6 refeições ao dia para manter seu metabolismo sempre ativo.

    Se quiser receber dicas e informativos semanais sobre nutrição, treinos e muito mais envie um email para meu contato prof.claudio@help-professor.com e diga-me o email que poderei enviar os informativos.

    Estou a sua disposição para mais informações ou esclarecimento de duvidas.

    Grande abraço e uma ótima semana de treinos!

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma condição muscular até que privilegiada. Sou do sexo feminino. Me alimento bem, não tomo suplementos. Treino de 4 a 6 vezes por semana, faço um treino de intensidade média, ou seja, atento ao estimulo com uma carga boa, porém, não quero ficar muito forte então tendo sempre a preferir trabalhar resistência. A dúvida é a seguinte: se eu fizer 4 séries de 15 (por ex.) com uma carga média, movimentos rápidos, todos exercicios de mmii num dia e no outro todos de mmss e assim intercalando. Terei uma queima boa de gordura? Ex: MMII: flexores/extensores/afundo/adutor/abdutor/aqachamento/gemeos (todos nos aprelhos).

    ResponderEliminar
  7. Olá. Obrigado pelo contato. Quando o objetivo é a queima de gordura (massa gorda) o que prevalece é a intensidade a ser realizado o ciclo de treinos como também atenção a sua zona de frequência cardíaca (FC).

    Neste caso o objetivo é manter sua FC na zona de queima de gordura, ou seja, a intensidade dos exercícios terá que manter-se alta, movimentos rápidos, intervalos curtos (em media 20 a 30 segundos) e repetições entre 17 a 25. Quero deixar claro que cada pessoa reage de uma maneira a cada ciclo de treino.

    Sugiro que aumente o numero de repeticões e diminua um pouco da carga que já esta habituada... Não custa fazer a experiência, pois dar um novo estímulo ao organismo requer um maior esforço e consequentimente uma maior queima calórica.

    Não sei se já tens o habito mas o correto é utilizar o monitor cardíaco durante os treinos para que possas controlar a sua FC na zona de queima de gordura. Segue abaixo algumas dicas:

    Controle de peso: 60-70% FcMax
    Nesta intensidade o seu organismo utiliza mais gordura como fonte de energia. Nesta zona você fortalece os seu coração e a partir desta intensidade seu organismo começa a sofrer os efeitos positivos do treino aeróbico.

    Aeróbica: 70-80% FcMax
    Treinando nesta zona você não só beneficiará seu coração, mas também o seu sistema respira tório. Correndo nesta zona irá aumentar a sua capacidade aeróbica ao: aumentar sua capacidade pulmonar; aumentar o número e tamanho dos seus vasos sanguíneos; e fortalecer e aumentar o tamanho do coração.

    Conclusão: Aconselho que para que possas utilizar a gordura como fonte de energia mantenha nos treinos uma média de 63% a 78% da sua FC Máxima.

    Dica: Caso não consiga atingir a média proposta poderá intercalar entre os exercícios atividades aeróbias como esteira ou eliptíco com o tempo de 2 a 3 minutos na intensidade moderada a forte. O objetivo é estimular sua FC a chegar na zona de queima.

    Em relação a intercalar um dia mmii e mmss tudo vai depender da periodização do seu ciclo de treino proposto pelo seu professor. Temos que levar em consideraçao 3 ítens de grande importância: a intensidade, a frequencia e principalmente o intervalo (descanso) para evitar futuras lesões.

    Espero ter esclarecido suas duvidas. Estou a sua disposição caso necessite de mais esclarecimentos.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite Professor!

    Cheguei ao seu blog pelo google procurando justamente essa dúvida que assola a todos os praticante e professores e estudiosos da musculação, o exercício praticado com carga máxima, porém extremamente lento, para ser mais específico, 5 segundos/5 segundos. Porque esse treino, vem do livro do Tim Ferris "4-Hour Body", onde ele diz que conseguiu 15 kg de massa magra em 28 dias, se é verdade ou não, não sei, porém uma coisa me deixou realmente curioso, o treinamento. de 4 a 5 exercícios, apenas uma série de 7 repetições, carga máxima, com repetições de 5/5 segundos(5 descendo e 5 subindo) desculpe a descrição, não sei o termo correto. O que o professor acha disso?

    Att
    Eduardo

    ResponderEliminar
  9. Olá Eduardo seja bem vindo! Antes de responder a sua pergunta quero lembra-lo que cada organismo reage de uma certa forma a cada ciclo de treinos levando em consideração também o padrão genético de cada indivíduo.

    O método de treinamento com movimentos lentos trabalha o músculo com uma maior intensidade chegando praticamente ao seu limite. Posso dizer que uma serie neste método poderá compensar 3 series do mesmo exercício divido a sua grande intensidade.

    O que considero como uma desvantagem é a tensão causada nas articulações pela intensidade da carga, sendo assim temos que ficar atentos a dores articulares ou mesmo musculares que persistam mais de três dias.

    Em relação ao ganho de 15kg de massa magra em 28 dias independente da condição genética considero muito difícil, mas não impossível, pois alem do treino proposto poderá ter outras formas de grande importância que auxiliarão no ganho da massa magra, são elas: alimentação balanceada e suplementaçao.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Se quites receber informativos semanais HP com artigos, dicas e muito mais então envie um email para meu contacto prof.claudio@help-professor.com dizendo "Quero receber informativos HP".

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  10. futebolistas , fazem o trabalho de potencia muscular através de 1 seg subindo e 5 descendo neste caso leg curl, leg press e outra da qual nao me recordo, 8 repetições máximas , é o ideal?(isto com objectivo de melhorar a agilidade e velocidade)

    ResponderEliminar
  11. Obrigado pelo seu contacto. Este metodo de treino não só trabalha potência muscular como também a hipertrofia muscular.

    Na minha opinião um numero maior de repetições seria o ideal e com uma pequena redução na carga (em média 10%). As repetições seriam executadas entre 10 a 12, mas lembre-se que cada atleta reage de uma forma aos metodos de treino.

    Siga sempre as orientações do seu treinador e ao realizar alterações no treino não deixe de consultar o mesmo. Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  12. Olá professor, gostaria de saber a diferença entre fazer exercicios de musculação com velocidade rápida e lenta e os aspectos positvos e negativos de cada um. se tu puderes me responder ficarei grato.valeu

    ResponderEliminar
  13. Olá. Obrigado pelo seu contacto. Bem, são trabalhos opostos e com objectivos diferentes.

    O movimento lento é indicado para treino de ganho da massa magra, ou seja, hipertrofia muscular, enquanto o movimento rápido tem como objectivo o ganho de resistência.

    Existem dois tipos de fibras musculares onde cada método de trabalho estimula cada uma delas.

    As fibras vermelhas (Tipo 1) tem um maior estimulo em treinos de resistência, enquanto as fibras Brancas (Tipo 2) tem seu maior estimulo através do treino de força.

    Por isso fique atento aos seus objectivos para que possas adoptar o método mais adequado aos seus treinos.

    Lembre-se.. Consulte sempre um profissional especializado, mantenha uma alimentação saudável e respeite os limites do seu corpo.Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  14. gostaria de saber se quem tem artrose no quadril no ombro e na cervical(c4-c5e c5 c6) pode fazer musculação e se levantar o mínimo de peso terei resultado.obrigada

    ResponderEliminar
  15. Olá, obrigado pelo seu contacto. A resposta é sim! A musculação é bem vinda para pessoas que possuem artrose, mas sempre com a atenção redobrada devido a fragilidade das articulações.

    Os exercícios de musculação possuem ações directas no processo de reabilitação da artrose, pois é comum observar atrofia e fraqueza dos músculos ao redor da articulação lesionada e somente a musculação pode recuperar essa região.

    Recomendo que ao praticar os exercícios devera estar sendo orientada e assistida por um profissional especializado para evitar o comprometimento da mesma. Saiba que qualquer estímulo muscular apropriado e bem orientado será bem vindo para a melhora da artrose. Por isso não perca tempo e consulte um profissional de Educação Física ou Fisioterapeuta.

    Estou a sua disposição.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. oi meu nome é michellle e comecei tres semanas na academia 1:56 de altura e peso 52 kl estava com treinamento rapido de carga maior mais ai o professor disse que o resultado seria maior com repetições lentas de carga baixa e realmente estou vendo resultado mais a minha maior itenção é afinar bastante a cintura e ganhar massa muscular nas pernas e gluteos fasso 4x10 em todos os exercicios de perna e gluteos está cero? posso aumentara a carga? obrigada

    ResponderEliminar
  17. Olá Michelle. O plano de treino orientado pelo seu professor está correto. Os movimentos com repetições lentas requer um aumento do esforço muscular proporcionando assim um maior foco para a hipertrofia e perda de gordura. Sendo assim se está a ter resultados continue com este ciclo.

    Em relação ao aumento da carga isso acontecerá gradualmente, mas o importante ao aumentar a mesma é executar o exercício de forma correta dando atenção para a postura e biomecânica.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  18. Boa noite! Preciso de ajuda...

    Vi esta publicação e deixou-me a pensar... O meu objectivo é perda de volume e definição... É indicado?! Ou é melhor menos carga e mais repetições?

    Deixo então o artigo, obrigada

    Dicas para queimar gordura 3 vezes mais rapido!

    Treine para Ganhar Massa Muscular

    Nada de fazer treinos com 30 repetições por exercício para “queimar gordura”, o máximo que você vai conseguir fazer é perder uma preciosa massa muscular e ganhar resistência. Faça um treino voltado para hipertrofia, com 4 exercícios para músculos grandes e 3 para pequenos, com 4 séries de até 8 repetições. Isto com o máximo de carga possível, sem arruinar a boa postura do exercício.

    Por que ?

    Para manter a massa muscular no corpo, gasta-se muito mais energia do que gordura, que é um peso morto. Corpo queima muito mais calorias para fazer a manutenção deste tecido, além do benefício da queima de gordura, tem o lado estético. Você vai emagrecer e ainda ficar definido.

    Pretendo perder volume e definir, mas faço musculação ainda apenas à cerca de dois meses... O meu treino tem sido sempre aeróbico até incluir agora a musculação. tenho feito 4 séries de 25 repetições rápidas mas controladas em cada exercício.

    Desde já o meu obrigada

    ResponderEliminar
  19. Olá, seja bem vinda! Bem, Existem varias métodos de treinamento na musculação, desde o aumento para a resistência muscular ao ganho da massa magra e perda de gordura.

    Para que possas ter uma ideia 30 minutos de musculação intensa poderá valer em termos calóricos a 45 min. em média de corrida moderada, mas a musculação tem uma vantagem! manter o metabolismo acelerado até 60 min depois do treino, ou seja, você continua queimando massa gorda (gordura) por muito tempo depois do treino.

    Após o exercício aeróbio (musculação) o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós- treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

    Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

    Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e os alongamentos num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento sempre de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

    Conclusão: Para a redução da gordura através da musculação o sistema mais eficiente será o trabalho de hipertrofia muscular realizando de 08 a 10 repetições e utilizando em média 80% da carga máxima.

    A questão é que não é seu objetivo manter treinos de hipertrofia e sim perder volume e definir, certo? Sendo assim aconselho a manter o trabalho de resistência, mas realizar uma pequena redução nas repetições para 17 a 20 e aumentar a carga em cerca de 12% a 18%, pois assim continuará a trabalhar resistência mas com uma maior intensidade obtendo um maior gasto calórico.

    Quero enfatizar que cada organismo reage de uma forma a cada método de treino. Antes de qualquer alteração no seu ciclo fale com seu professor. Espero ter ajudado a esclarecer suas duvidas.

    Estou a sua disposição sempre que preciso!

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  20. olá ,queria saber se para ganho de massa muscular e definição tenho que fazer os exercicios lento ou rapido eu faço 4 repetiçoes de 10 com carga maxima esta correto?
    e eu tbm não sinto dor no dia senguinte isso é normal ou meus exercicios não estão adiantando nada ??
    obrigada sou mulher

    ResponderEliminar
  21. É a segunda vezes que peço a sua ajuda espero que me possa auxiliar mais uma vez. Vou fazer uma meia-maratona no dia trinta de outubro e como tal tenho vindo a preparar-me,entretanto tenho gostado tanto da preparação que estou a pensar ir mais além e pensei inscrever-me na maratona de lisboa. Estou consciente que são provas completamente distintas e como tal estou um pouco perdido.Devo correr distancias semelhantes a uma maratona?se sim quantas vezes por semana?tenho feito natação uma a duas vezes por semana porque sinto que me ajuda a recuperar as pernas.devo manter?tenho feito bicicleta uma a duas vezes por semana devo manter?é aconselhavel trabalhar com cargas?quantas vezes?Treino convencional ou trabalho excentrico e isométrico?até agora não tive nenhum cuidado acrescido com a alimentação o que devo fazer?quantas vezes por semana devo correr para me preparar?devo manter as corridas que faço na areia da praia ou não me traz qualquer proveito?há algum suplemento interessante para mim ou devo simplesmente ter mais atenção á alimentação?Sei que são muitas questões mas se me puder esclarecer ficarei extremamente grato.parabens pelo trabalho realizado até agora no site cumprimentos Bruno

    ResponderEliminar
  22. Olá, obrigado pelo seu contato. Seja bem vinda! Bem, tenho uma duvida. Você quis dizer "4 series de 10 repetições", certo?

    Não sentir dores não significa que não esta a ter resultados. Quando seus músculos tornan-se adaptados aos sistema de treinos ele já esta preparado para a sobrecarga que ira receber, ou seja , neste caso terá que aumentar a carga dos mesmos ou realizar alterações nos exercícios, repetições ou cargas gerando assim novos estímulos. "Alterar a ordem dos exercícios já trará novos estímulos". Cada ciclo de treinos dura em media de 6 a 12 semanas dependendo do nível de cada pessoa. 

    O melhor a fazer é conversar com seu professor onde mesmo poderá orienta-la como mais precisão por conhece-lá pessoalmente terá uma noção das suas capacidades e limites.

    Treinos para hipertrofia e definição muscular são trabalhos diferentes. Portando tens que levar em consideração qual destes é seu maior objetivo. Segue abaixo a diferença entre os mesmo que com certeza poderá ajuda-la. 

    Resistência muscular: Trabalho a ser realizado

    - Repetições: de 15 a 27, com até com cargas leves e moderadas.
    - Séries por grupo muscular: de 2 a 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 24 a 48 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: de 30 segundos a 2 minutos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: moderada a rápida 

    Hipertrofia muscular: Trabalho a ser realizado
    - Repetições: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85% 1 RM (uma repetição máxima).
    - Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    ATENÇÃO: As orientações acima são apenas sugestões. Cada pessoa age de uma maneira a cada método de treino. "Sendo assim converse antes com seu professor antes de realizar qualquer alteração no seu ciclo de treinos".
    Estou a sus disposição
    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  23. A minha grande preocupação com textos e artigos divulgados, relacionado a dicas, orientação na pratica de exercícios em qualquer meio de comunicação. É a falta de especificar nestas orientações O OBJETIVO de cada praticante. Porque a uma gama de leitores que estão praticando exercícios achando de que tudo que ele ler serve pra ele. É impressionante o que essas informações tem provocado de de confusões, exercícios errados, lesões e etc...

    ResponderEliminar
  24. Ola Bruno, tudo bem? É um prazer poder ajuda-lo novamente. Vamos a suas questões.

    - Devo correr distancias semelhantes a uma maratona? Quantas vezes por semana? 

    R: Sim, terás que correr em media de 50 a 75 km por semana. O importante é intercalar o descanso com os treinos que são em media de 24 a 72 h. Tudo vai depender da intensidade de cada treino realizado.

    Durante a semana terás os treinos de menor distancia e trabalhos intervalados e fartlek. Deixe o treino longo para o final da semana.


    - Devo manter a natação?

    R: Sim, poderá manter a natação, mas apenas como treino regenerativo (descanso)


    - Devo manter a bicicleta?

    R: Tens que realizar treinos específicos para a prova ou seja "corrida". Não aconselho a bicicleta nesta altura pois não vai ajuda-lo se sim prejudica-lo podendo causar uma maior sobrecarga física. Não podes correr o risco de ganhar uma lesões praticando actividades que não convém no momento.


    - Musculação, convencional ou isotérico?

    R: Realize o sistema convencional não mais do que 3 x na semana. O trabalho a ser realizado será de resistência muscular entre 15 a 27 repetições utilizando o nível de carga leve a moderada. Número de series entre 2 a 3.


    - Devo manter meus treinos na areia?

    R: Sim poderá mante-los para treinos de alta intensidade como por exemplo "intervalados". Os treinos na praia deverão ser realizados apenas uma vez na semana alternando semana sim, semana não.


    - Alimentação x Suplementacão..

    R: Convém utilizar suplementos que poderão ajuda-lo na recuperação muscular como o BCAA para retardar a fadiga e promover uma melhor recuperação muscular e o  NO-XPLOD que vai ajuda-lo no aumento da sua performance e disposição para os treinos.

    Se você ainda não conhece o link com os artigos sobre Maratona não perca tempo. Acesse o link em "Modalidades".

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  25. Olá, Professor, primeiro gostaria de parabenizá-lo por despender de seu precioso tempo, tirando as dúvidas dos internautas. Gostaria de saber o seguinte, eu tenho 30 anos, peso 63 kg, 1.63 de altura. Estou fazendo musculação, mas o meu objetivo é apenas que meus músculos fiquem enrijecidos/definidos, ou seja, não quero ganhar massa muscular até porquê, tenho pernas grossas, bumbum, e costas largas. Meu professor passou o seguinte para mim...me passou fazer 3 séries de quinze, com velocidade moderada, intercalando as séries com um minuto de descanso. Sendo que para membros superiores pediu para que eu iniciasse com 3 kg. Gostaria de saber o seguinte..Para não ganhar massa muscular, ou seja, aumentar minhas medidas, este treino está correto? Ou eu teria que fazer mais séries, com menos peso e na velocidade rápida? Desde já agradeço. Obrigada (Sou mulher)

    ResponderEliminar
  26. Olá professor, tenho 38 anos, peso 93 kilos,tenho 1,58 altura e estou treinando a um mês e meio, (parei uma semana nesse meio tempo), faço um dia 35 minutos de esteira e 15 de bicicleta, no outro dia faço 15 de esteira, musculação com 3séries de 15, alguns 2 de 12,com carga de 15 a 20 kilos, depois faço 10 de bicicleta, gostaria de saber sua opinião sobre meu treino, uma vez que preciso perder muito peso, obrigada.

    ResponderEliminar
  27. Olá. Seja bem vinda ao HP. Em relação ao sistema de treino orientado pelo seu professor o mesmo está correcto. Para que possas promover uma definição muscular a média de repetições segue-se a partir de 15 contendo de 2 a 3 séries, ou seja, esta no caminho certo..

    O que aconselho é manter seu professor sempre actualizado em relação as suas cargas pois a tendencia é aumenta-las a partir de um determinado periodo de treino (a carga começa a ficar leve).

    Quero lembra-la que cada organismo reage de uma certa forma a cada sistema e metodo de treino, sendo assim caso queira realizar algumas alterações em relação a carga, séries e mesmo exercícios fala antes com seu professor.

    Estou a sua disposição caso necessite de mais informações.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  28. Olá.. Obrigado pelo seu contacto. Bem, vamos a sua questão. Tens 38 anos, peso 93 kg e 1.58 de altura, certo?!

    Com certeza estas a ser acompanhada por um profissional onde o mesmo esta a orienta-la em relação aos exercícios. Sendo assim antes de qualquer alteração fale com o seu professor ok..

    Meu conselho é aumentar o tempo no trabalho aeróbio, ou seja, aumentar o tempo na esteira e substituir se possível a bicicleta pelo remo ou elíptico pois os dois promovem uma maior queima calorica do que a bicicleta. "Não esqueça de manter o controle da sua frequência cardiaca".

    Participar de aulas em grupo também é uma ótima para a queima calorica . A sugestão é aulas de cycle indoor, condicionamento físico, body Jump entre outras que requer um aumento da frequência cardíaca acima dos 77%

    Quero deixar claro que as orientações acima são apenas sugestões, pois antes de aplica-las fale com seu professor. Nada melhor do que ele para orienta-la, pois o mesmo a conhece pessoalmente e com certeza saberá suas necessidades e limites a serem aplicados.

    Lembre-se que para redução de peso não vale apenas um bom ciclo de treinos, mas principalmente uma alimentação saudável e balanceada. No seu caso considero a alimentação mais importante do que o proprio treino.

    Estou sempre a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  29. Oi, professor claudio... lhe enviei um e-mail contando pra vc um pouquinho sobre mim e a minha insatisfação na academia espero que me reponda...

    beijos Vanessa

    ResponderEliminar
  30. Olá Maria. Estou enviando esta mesma resposta para seu email. Bem, antes de qualquer orientação quero deixar claro que cada organismo reage de uma forma aos treinos e alimentação. Temos que levar em consideração também a genetica como também o metabolismo de cada pessoa. As orientações abaixo são baseadas em sua fotos e na sua rotina de treino citado no email anterior.

    Orientações: Deverá conciliar musculação com treinos aerobios como elíptico, aulas em grupo de como Power Jump, Step e bike indoor, mas apenas 2 vezes na semana pois como sua prioridade é ganho de massa magra (musculo) terá que permanecer mais tempo em treinos de musculação. O treino aerobio será para perda de gordura localizada, definição muscular e ganho da resistência.

    Musculação: Deverá treinar no mínimo 3 a 4 vezes na semana com descanso de 48h a 72h entre cada treino. Cuidado para não sobrecarregar com os treinosaerobíos, portanto cuidado ao programar as dias dos seus treinos! "Respeite sempre seus limites e os sinais do seu corpo".

    Trabalho a ser realizado em membros inferiores:

    - Repetições: de 6 a 12 repetições com carga
    - Séries por grupo muscular: 3 séries.
    - Freqüência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as seções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    Sugestões de Exercícios:
    Agachamento **
    Avanço **
    Extensão e flexão de pernas
    Glúteos (maquina)
    Adição e abdução
    ** Melhores exercícios para pernas e glúteos

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular. portanto realize os exercícios com movimentos lentos.

    Se seu objetivo para membros superiores é apenas manter definição e tónus muscular então realize 15 a 22 repetições. em caso de hipertrofia poderá manter as mesmas repetições para membros inferiores.

    Dicas:
    Mantenha-se hidratada durante os treinos
    Respeite sempre seus limites
    Caso sinta dor articular ou muscular durante o treino pare imediatamente e fale com seu professor
    Nunca altere seu ciclo de treinos sem falar com seu professor
    Fale com seu professor sobre os exercícios recomendados acima.

    Suplementação e nutrição:

    Quero enfatizar que além da suplementação tens que manter uma alimentação saudável e balanceada evitando alimentos de alto índice de gordura e calorias.

    Suplementos sugeridos.

    - Whey Protein - Seu objetivo: Aumento de massa muscular / Dose: Seguir orientações do produto
    - CLA - Seu objetivo: Evita o acumulo de gordura no organismo e contribui para aumento muscular / Dose: Seguir orientações do produto
    - BCAA - Seu objetivo: Aumentar a resistência muscular e retardar fadiga. Após o treino ela auxilia na recuperação muscular / Dose: Seguir orientações do produto


    Clique nos temas abaixo e saiba um pouco de cada suplemento:

    - Whey Protein
    - Saiba tudo sobre o BCAA
    - O que é o CLA?

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  31. Bom dia! Queria que vc respondesse pelo meu email!Meu email é anjjosedutor@hotmail.com,com 2 j.
    Quero perder umas gorduras da barriga e estou com uma duvida!Antes de começar a fazer a musculação,eu faço 10,15 ou 20 minutos de bike?Porque eu só faço 10 e não estou vendo resultados.Mas eu não quero perder massa muscular não.Só quero perder gorduras!Quantos minutos eu faço de bike antes de malhar musculação?Me suplemento antes e depois com proteina isolada de soja 90% de proteina.Quero ficar forte,não magro!

    ResponderEliminar
  32. eu queria saber se fazendo 3 séries de 15, serve pra ganhar ou perder?

    ResponderEliminar
  33. Olá obrigado pelo seu contato. Treinos realizados acima de15 repetições tem como maior objetivo a resistência muscular e não a hipertrofia.

    Repetições adequadas as suas necessidades:

    Acima de 15 repetições: Terá como objetivo o ganho da resistência muscular.

    Entre 08 a 12 repetições: Terá como objetivo o aumento da massa magra (musculo) ou seja, hipertrofia.

    Sendo assim veja qual seu objetivo e estabeleça o nivel de repetições adequado as sua metas.

    Estou a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde! Tenho algumas perguntas..rs
    Tenho tendinite no ombro (trapézio) e braços. Queria muito ter bumbum durinho e empinado, pois o meu me incomoda muito, minhas coxas também são finas, e como meus seios são grandes, tenho medo de ficar com corpo de 'pera'..rs. Gostaria de saber qual exercício você me recomenda, natação, musculação..? E outra, teria algum exercício, alongamento pra eu fazer quando acordar? Pois eu acordo com muitas dores no corpo e no ombro, parece que tem uma fardo em cima deles!! Será que pode me ajudar? Parabéns pelo blog e por responder as perguntas das pessoas! Se puder, me responda por e-mail? (brunacrisb@gmail.com). Obrigada!

    ResponderEliminar
  35. Oi professor, tudo bem?
    to precisando de ajuda..rs
    eu malho a uns 03 anos, mais de alimentação balançeada e treino certo, faz 01 ano. estava malhando pra aumentar, e tomando m-drol, agora quero definir, e estou meia confusa. tô fazendo 04 de 15, com uma carga média, nem devagar, nem rápido. tenho medo de perde medida, porque eu só quero definição. minha alimentação:
    07 da manha- pao integral, com clara de ovo, queijo branco e leite desnatado
    10- batata doce com albumina ou clara de ovo e uma fruta
    12- arroz ou macarrão com peito de frango e salada
    15- batata doce com clara
    vou treinar, todo 03 capsula de bcaa

    pos treino tomo whey protein 18:30 - o mesmo do café da manha
    21:00 carne branca com salada
    e antes de dormir, albumina.
    tá bom? e o treino?

    obrigada, se puder me enviar a resposta pro email bruna_carvalho_16@hotmail.com
    desde já agradeço.

    ResponderEliminar
  36. Olá Boa tarde. Seja bem vinda! Obrigado pelo elogio.. este é o principal objetivo do HP ajudar e esclarecer as duvidas dos desportistas de todos os níveis.

    Bem, Primeiramente o que tens que fazer é direcionar seus treinos aos seus objetivos fase por fase. É difícil dizer a você qual o melhor exercícios a realizar pois não a conheço pessoalmente lembrando também que cada organismo reage de uma forma a cada metodo de treino, genetica e metabolismo.

    Em relação ao seu ombro aconselho a procurar um médico ortopedista, pois acredito que terás que realizar algumas seções de fisioterapia com o objetivo de fortalece-lo como também atividades de alongamento.

    Uma boa sugestão para alcançar seus objetivos seria o Pilates conciliando na musculação com exercícios funcionais e trabalho aeróbio. Mas lembre-se! antes de qualquer alteração em seus treinos consulte seu professor. "Nunca altere seu ciclo de treinos por conta propria!".

    Estarei sempre a sua disposição

    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
  37. Quero aumentar a massa muscular,em tempo hábil...( e se possível, queimar muuuita caloria ) é melhor usar muita carga em uma velocidade média ? ou usar pouca carga com velocidade rápida ? obrigada pela sua atenção e informação.

    ResponderEliminar
  38. Olá boa tarde Raissa. seja bem vinda!. Bem, os exercícios mais indicados para seu objetivo no trabalho aerobio é o metodo intervalado ou circuito. O mesmo sistema você poderá implantar na musculação como revezar exercícios de musculação com exercícios aerobios, exemplo:

    A cada 2 exercícios na musculação intercalar de 3 a 5 min. de esteira em ritmo forte. A musculação também deverá ser realizada em sistema de resistencia, ou seja muitas repetições, carga leve a moderada, movimentos rápidos e pouco descanso.

    No trabalho aerobio a dica é realizar alterações de ritmo forte e fraco, exemplo: 20 minutos de esteira sendo 3 x 1 min. forte / 1 min. fraco. A esteira é apenas um exemplo, pois poderá realizar o mesmo sistema no eliptico, remo, bike entre outros, mas lembre-se sempre consulte seu professor para adaptar os treino as suas necessidades e limites.

    O importante neste sistema é manter sua frequência cardiaca sempre acima dos 80% independente de qual atividade esteja a executar.

    Este tipo de circuito é considerado de grande intensidade e requer muito cuidado ao executa-lo portanto fale com o seu professor, pois nunca deverá alterar seu ciclo de treino sem consulta-lo. Outra dica são exercícios funcionais onde o mesmo também poderá ajuda-lo nesta questão.

    Lembre-se que cada pessoa reage de uma certa forma a cada sistema de treino podendo ter ou não bons resultados neste metodo de treino citado acima. Estou a sua disposição.

    Deixo claro que este sistema de treino é para pessoas de nivel intermediario a avançado.

    Grande abraço e boas festas!

    ResponderEliminar
  39. Olá, meu nome é Andrea... Gostaria que me esclarecesse algumas duvidas se possível... Voltei a treinar novamente há uns 4 meses... Fiz a velha e boa repetição de 3X 10 e tals, depois de 1 mês comecei a aumentar o peso em cada serie, depois de um mês nesse treino, Fiz a mesma 3 series até esgotar. Tive um aumento de 5kgs nesse período, pois minha intenção é hipertrofia mesmo... Bom nessa ultima semana venho treinando de forma diferente, já estava usando muita carga e tals pro me tamanho e peso é claro e agora meu treinador mudou tudo. Por exemplo, fazia 3 series até esgotar de agachamento cm 70kgs e agora ele mandou reduzir pra 40kgs e fazer 5 serie de 40,essa seri de 5X de 40 são pra varios aparelhos n só agachamemento, ufa claro q não dou conta né pq tenho muita força, mas n tenho muita resistência por opção minha mesmo, detesto aeróbica, enfim não faço as 5X40, mas chego ai 25 em cada serie... To confusa e me sentindo hiper cansada durante o treino... Antes tomava o jack3D e parei de tomar na mesma época q comecei a fazer essas repetições doidas... Me diz ai, servi pra que, qual a intenção de tantas repetições e se eu to me sentindo tão cansada pelo treino ou pela falta do Jack??? Obga...

    ResponderEliminar
  40. Olá Andrea. Seja bem vinda. Bem, antes de tudo tem que priorizar qual é seu objetivo.

    Pelo que pude perceber seu professor realizou primeiro o ciclo de treino para hipertrofia seguido agora para o novo ciclo para resistência e definição muscular... em poucas palavras " você primeiro ganhou massa magra(músculo) com o trabalho de hipertrofia e agora está a treinar resistência para adquirir a definição muscular.

    Seu cansaço - Provavelmente esta a se sentir desgastada devido ao novo estimulo dado ao seu corpo, pois ele esta a adaptar-se a este novo e intenso sistema de treino que é completamente diferente do trabalho de hipetrofia.

    Acredito que terás que aumentar seu nível calórico em relação a suplementação e nutrição para que seu organismo possa suprir os nutrientes necessários evitando a perda de massa magra,stress físico, lesões, entre outros.

    Uma sugestão para suplementação é o BCAA. No blog no link "suplementação" tem um artigo completo sobre o mesmo com o nome "Tudo sobre o BCAA".

    Dica - Devido a intensidade elevada dos treinos é importante você ficar atenta aos sinais do seu corpo a dores articulares ou musculares que persistam mais de 3 dias.

    "O descanso entre as seções de treino também são de grande importância, posso assegurar que é até mais importante do que o próprio ciclo treino"

    Mantenha sempre seu professor a par dos treinos e das suas reações físicas. Lembre-se que casa corpo reage de uma forma a cada sistema de treino.

    Importante! Nunca altere seu ciclo de treino por conta própria! Consulte sempre seu professor, pois só ele profissional que poderá orienta-la da forma correta.

    Fale com ele e deixe claro tudo o que esta a pensar e sentir em relação aos treinos para caso seja necessário ele possa realizar as alterações necessárias. Com certeza ele sabe o que esta a fazer só falta expor a você o porque desta mudança de ciclo, se é que já não o fez : )

    Estou a sua disposição. Caso queira manter contato para mais detalhes o meu email é suporte@helprofessor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  41. Oh Prof Claudio meu nome é Lara, eu malho 4 vezes na semana, no caso segunda, terça, quinta e sexta... meu estrutor passou pra me malhar um dia a parte da frente e o outro dia a parte da tras da perna, segunda e quinta(parte da frente), terça e sexta(parte de tras) e a quarta não malho, descanso, isso ta certo?

    ResponderEliminar
  42. Olá Lara. Seja bem vinda! Vamos a sua questão. Existem muitos metodos de treinamento, entre eles o que esta a realizar. Saiba que o descanso também é consoante ao metodo de cada ciclo de treino.

    Alguns ciclos requerem um periodo maior de descanço.. Tudo vai depender da intensidade do ciclo e a quantidade de treinos realizados na semana. Em relação aos seu treino fique tranquila que seu ciclo está correto :)

    Saiba que o descanso é tão importante quanto ao treino, sendo assim fique atenta aos sinais do seu corpo como dores articulares ou musculares frequentes, e caso perceba que o tempo de recuperação não esta sendo o suficiente fale com seu instrutor evitando assim o stress físico como também futuras lesões.

    "Mantenha seu professor sempre a par do seus treinos e nunca altere o mesmo sem consulta-lo"

    Estou sempre a sua disposição

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  43. Oi Prof Claudio, eu faço agachamento livre, faço 3 séries 12, 10 e 8 e aumentando o peso, antes eu aqueço com pouco peso e com uma série de 15 rapidinho, é bom? vc perde alguma coisa?

    ResponderEliminar
  44. Bom dia Professor!

    Tenho algumas dúvidas. A um tempo atras, fiz academia, não havia necessidade de emagrecer, apenas queria aumentar bumbum e pernas. Porém não foi o que ocorreu, fiquei mais de ano fazendo e somente emagrecia, acredito que o treino que me passaram não foi o correto. Pois bem, já estou a uns dois anos sem malhar, e ganhei um baby a um ano e meio, não estou gorda, mas resta aquela barriguinha sabe?!?! rsrs gostaria muito de iniciar o treino novamente, para perder esta barriguinha que restou e continuar tbm com o objetivo de aumentar pernas e bumbum. Qual o melhor treino a ser feito e algumas dicas de alimentação você poderia me passar?

    Um bom ano à todos!! Fiquem com Deus.

    ResponderEliminar
  45. boa noite!
    meu nome é Gustavo, tenho 30 anos...tenho algumas duvidas!?
    Gostaria de saber qual a melhor forma de conciliar aerobico (natacao) + musculacao (hipertrofia)...ja treino jaz um tempo porem, estou parado 100% a 4 meses (devido a um acidente), portanto perdi muita massa muscular cerca de 10kg e ganhei nesse periodo 4kg (acredito que foi de gordura) voltei a treinar musculacao faz 3 semanas, estou com disponibilidade de 5 a 6 dias por semana, poderia ate treinar em horarios diferentes mas seria melhor junto...devido a facilidade!!
    o objetivo seria perder gordura e ganhar massa muscular, irei comecar dieta 60%/10%/30% -> Prot/Carb/Lip...prof Claudio vc poderia me dar uma orientacao de como montar esse treino!?
    obrigado

    ResponderEliminar
  46. Aquecimento x Agachamento - Ola. Seja bem vindo. Realizar uma serie de aquecimento antes do agachamento esta correto e com certeza nao estara a perder massa magra, pelo contrario o musculo estara preparado para o exercicio evitando tambem lesoes devido ao musculo nao estar aquecido.

    Sugiro que apos a serie de aquecimento realize um alongamento basico nas regioes que estara a trabalhar, ou seja, anterior e posterior de perna e regiao lombar.

    Estou sempre a sua disposicao

    Grande abraco e bons treinos

    ResponderEliminar
  47. Ola. Obrigado pelo seu contato. Bem, podera ser muitos os fatores por nao ter atingido seus objetivos. Acredito que a causa nao tera sido apenas o ciclo de treinos mas principalmente a alimentacao.

    Pelo que percebi tens a tendencia de perder peso facilmente e conseguentimente dificuldade em ganhar massa magra (musculo), certo?

    Sugiro que antes de reavalie seu ciclo de treinos procure uma nutricionsta esportiva, pois so ela podera orienta-la sobre a quantidade correta de nutrientes em relacao a alimentacao e suplementacao.

    Quero lembra-la que casa pessoa reage de uma forma a cada sistema de treino por isso ë importante reavalia-lo para que posas atingir seus objetivos com qualidade e seguranca. O imporante do ciclo nao e apenas os exercicios mas tambem a intensidade, volume e frequencia (seu professor podera explicar com detalhes em relacao a esta questao)

    Estou a sua disposicao sempre que for preciso

    Votos de um otimo 2012.

    Abracos e bons treinos

    ResponderEliminar
  48. Boa noite prof. Claudio!
    Comecei fazer academia com o intuito de perder a gordura localizada na barriga e ganhar massa magra. Qual a maneira ideal de fazer os exercícios? Tenho 1,84 e peso 76 kg e iniciei as atividades com 3x12, faço os exercicios descendo lentamente para aumentar o esforço. Esta maneira esta correta?

    grato

    ResponderEliminar
  49. Olá Gustavo. Bem, seu primeiro objetivo é realizar a "fase de retorno aos treinos, ou seja, "Fase da adaptação". O objetivo é preparar o corpo para as fases mais intensas evitando assim qualquer tipo de lesão.

    Esta fase tem a duração em média de 4 semanas, pois tudo depende da pré-disposição de cada pessoas as adaptações no contexto geral. Os treinos tanto a musculação como aeróbico deverá permanecer neste período leve e moderado. "Fique atento aos sinais do seu corpo em relação a dores musculares e articulares".

    A segunda fase é a intermediaria e chama-se "Fase da especificidade", ou seja, preparar o ciclo de treinos especifico para seus objetivos que no caso é a perda da massa gorda. Esta fase tem a duração de 6 a 8 semanas

    Sendo assim deverá dar prioridade aos treinos aeróbios de preferência de longa duração e intensidade moderada (tempo - acima de 40 minutos na FC 75% a 83% FC máx.) e na musculação o sistema de circuito "acima 18 repetições, movimentos rápidos, pouco descanso entre as séries e carga leve a moderada". Seu professor estará a orienta-lo nesta questão.

    A terceira fase é a avançada onde a chamo de "Fase de pico". Esta fase tem em média a duração de 7 a 12 semanas. Nesta etapa já terá que ter atingido seu objetivo. Após o termino deste ciclo terá que rever seus objetivos e iniciar uma nova fase a aprtir da fase de adaptação mas um um período menor (em média 3 semanas).

    Observações:

    - No decorrer das 3 fases tens que realizar alterações no seus treinos como novos exercícios, alterações na carga e séries, dias de descanso, entre outros.

    - Lembre-se que para alcançar seus objetivos terá que ser determinado, disciplinado e principalmente manter uma alimentação balanceada e que esteja dentro do seus gasto energético conciliando com suplementos como o BCAA e Whey Protein. Posso afirmar que a alimentação é mais importante do que o ciclo de treinos sendo assim sugiro que consulte uma nutricionista esportiva.

    - Fique atento aos sinais do seu corpo e saiba distinguir uma dor de stress com uma dor de uma lesão. Caso tenhas alguma dor que ultrapasse mais de 3 dias fique atento, pois tens grande chance de ser uma lesão e não esqueça dos dias de descanso! Pouco descanso trará queda da performance, perda da massa magra, lesões entre outros sintomas.

    - Nunca altere seus ciclo de treino por conta própria! consulte sempre seu professor.

    - Deixo claro que minhas dicas são apenas sugestões onde poderá adapta-las dentro das suas necessidades e limites lembrando que cada pessoa reage de uma forma a cada sistema de treinos.

    Estou sempre a sua disposição

    ResponderEliminar
  50. Olá! Obrigado pelo seu contato. Bem, como citado por você esta com 1.84 alt. e 76kg, ou seja, esta com um peso abaixo da média em relação a sua altura. Acredito que pelo seu perfil tens facilidade em perder peso e massa magra, certo?

    Para que possa aumentar a massa magra e perder massa gorda deverá utilizar suplementos que sejam ricos em proteína como por exemplo o "Whey Protein" consiliando com o consumo de carboidratos.

    Em relação aos seus treinos sugiro que aumente o numero de repetições para acima de 18 com movimentos moderado a rápido e com intervalo de não mais de 30 segundos. Neste caso terá que reduzir a carga em todos o exercícios. Este método é conhecido como "Circuito"

    Caso eu esteja certo sobre sua facilidade na perda de peso terá também como opção o trabalho de hipertrofia do nível intermediário a avançado, pois este ciclo promove um alto gasto energético principalmente pós-treino, ou seja, devido a intensidade do mesmo seu corpo estará a queimar calorias mesmo apos horas a ter finalizado o treino. A ventagem em relação ao sistema de circuito é que esta a realizar um trabalho de hipertrofia conciliando com a queima calórica que será um gasto de maior duração.

    Quero ressaltar que ambos métodos necessitam de um consumo adequado de proteína e carboidrato evitando assim a perda da massa magra e o acumulo de gordura. Sugiro que consulte uma nutricionista esportiva para esta questão.

    Minhas dicas são apenas sugestões onde poderá adapta-las dentro das suas necessidades e limites lembrando que cada pessoa reage de uma forma a cada sistema de treinos.

    Antes de realizar qualquer alteração consulte seu professor. "Nunca altere seus treinos por conta propria!"

    "Respeite sempre os sinais do seu corpo e seus limites"

    Estou sempre a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  51. Boa noite prof. Claudio.

    Correto, eu perco peso mas continuo com "barriga", quero eliminar a gordura e ganhar mais massa magra chegando ao meu peso ideal".
    Só para esclarecimento, no primeiro momento faço os exercicios de maneira rapida e com uma carga menor para queimar a gordura certo?
    Após atingindo este objetivo vem o aumento da massa magra onde devo diminuir a a quantidade de repetições aumentando o peso e fazendo o exercicio mais lentamente para a hipertrofia.
    Vou falar com o instrutor sobre o suplemento!

    Grato pelas informações

    Abraço

    ResponderEliminar
  52. Olá.. corretíssimo. Primeiro trabalhas resistência e redução da massa gorda e a seguir o ciclo de hipertrofia, mas lembre-se sobre a questão da suplementação pois no seu caso é de grande importância evitando assim a perda da massa magra.

    Estou a disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  53. Ok!
    O instrutor me indicou proteina (Super Whey 100% pure) apos o treino ou 2 vezes ao dia e Dextro durante os treinos!

    Na loja de suplementos o atendende me indicou tomar (Extra Pack n02) antes do treino e Creatina 5 g por dia junto com a dextrina! a algum problema nestes suplementos ou posso tomar tranquilo? Por quanto tempo posso tomar estes suplementos?

    Como tenho um pouco de gordura localizada na barriga perfguntei sobre os produtos para queima e como estou malhando foi me passado que nao preciso tomar este suplemento, pois com os exercicios estarei queimando a gordura de maneira natural e o suplemento me ajudara a nao perder a massa magra, desta forma automaticamente estarei queimando a gordura! Isso procede? caso for verdeiro, fazendo os exercicios com uma carga maior de peso ja que terei "ajuda" do suplemento poderei atingir os resultads mais facilmente? Devo alternar os exercicios entre fazer um dia perna e no outro braço?

    Obrigado pelas informações, abraço

    ResponderEliminar
  54. Olá. Sim, poderá consumir os suplementos sem contra indicação. Aconselho a manter o uso do Whey Protein. Em relação a Creatina e o Extra Pack n02 o consultor da loja poderá melhor orienta-lo. Com certeza estarão a ajuda-lo atingir seus objetivos.

    Em relação aos treinos tanto no metodo de "Circuito" como o de "Hipertrofia" ambos tem como função o ganho de massa magra, perda da massa gorda, aumento da resitência e ganho de força, mas com um nível de % diferente, exemplo:

    Treino de circuito: Tem como maior objetivo - 1) Perda de massa gorda, 2) Aumento da resistência muscular, 3) Baixa a moderada hipertrofia.

    Treino de hipertrofia: Tem como maior objetivo: 1) Aumento da massa magra, 2) Aumento da força muscular, 3) Moderada redução da massa gorda.

    Em ambos os métodos quanto maior a intensidade melhor serão os resultados, mas lembre-se!

    "Treinos de alta intensidade necessitam de um maior cuidado na execução dos exercícios evitando assim futuras lesões. Sendo assim fique atento aos sinais do seu corpo.

    Sobre alternar os treinos dos membros inferiores e membros superiores quem poderá ajuda-lo com precisão será seu professor.

    Lembre-se que tanto no âmbito físico como nutricional cada ser humano reage de uma forma.

    "Paciência, persistência e disciplina é o segredo do sucesso".

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  55. Ola professor,

    Tenho 31 anos, 1,93 e 125kg, sou fumante porem nao bebo nada alcoolico, mas ja um tempo venho diminuindo a minha refeição e ja tive algum resultado.
    A minha duvida é, como preciso perde qse 30kg, pensei em recorrer uma academia para musculação e procurar fazer natação tbm, pois foi sempre gostei de nadar apesar de ter parado muito tempo.
    O que é mais indicado alem da força de vontade para uma perca alta de peso?
    Caminha, corrida, musculação ou natação?

    Att João/MG

    ResponderEliminar
  56. Olá João. Seja bem vindo! Aconselho a você iniciar as atividades com a natação já que é um esporte que fortalece todos os grupos musculares sem causar impacto nas articulações, ou seja, é um ótima atividade para quem esta a iniciar.

    Fase de adaptação 4 semanas: Nas duas primeiras semanas treine natação três vezes durante a semana. A partir da terceira semana diminua para duas vezes e inclua dois treinos de musculação + trabalho aeróbio a seguir da musculação.

    Como seu abjetivo é a perda de massa gorda não podemos esquecer da trabalho aeróbio que apos a quarta semana será sua prioridade.

    Importante: Nunca altere seus treinos por conta própria. Peça sempre orientação ao seu professor e esteja atento as sinais do seu corpo.

    Quero enfatizar que tanto no âmbito físico como nutricional cada ser humano reage de uma forma por isso paciência, persistência e disciplina é o segredo do sucesso.

    Sugestão:

    - 1º e 2º semana: Natação 3 x semana

    - A partir da 3º semana: Iniciar a musculação com trabalho aeróbio. "A melhor atividade para perda da massa gorda é a corrida".

    - O professor da academia estará a orienta-lo em relação a intensidade dos treinos, exercícios, frequência de aulas, entre outros.

    Nutrição: Sempre digo aos meus atletas que a alimentação é tão importante quanto ao próprio ciclo de treino. Não adianta ser disciplinado nas atividades e não ser regrado na alimentação.

    Aconselho a consultar um nutricionista esportivo, pois o mesmo poderá orienta-lo com exatidão sobre o consumo calórico como também no uso de suplementos.

    Estou a sua disposição sempre que preciso.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  57. Olla eu tenho 14 anos fasso academia a 3 meses e minha personal passou exercicios com um peso adquado a mim de 4x12 so eu eu ouvi fala que ganha massa muscular fazendo com mais peso e falhando dai eu falho em todas as series quando estou na 9 repetiçao 4x9 devo continua assim ou fazer com menos peso e 4x12 igual minha personal me passou ???

    ResponderEliminar
  58. Olá Leornado. Obrigado pelo seu contato. É muito importante você manter o treino orientado pelo seu personal trainer, pois ele esta correto.

    O treino é prescrito de acordo as suas necessidades e limites. Lembre-se que devido a sua idade não é aconselhável treinar com cargas elevadas.

    Siga sempre as orientções do seu professor e "nunca" altere o treino por conta própria!

    Estou a sua disposição.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  59. Gostaria de saber como posso ganhar massa e definir ao mesmo tempo.Com uma série de musculação mais rápida ou mais lenta?

    ResponderEliminar
  60. Olla dnv Gostei da sua resposta na pergunta que eu fiz agr vou começar a fazer certo ihgal minha personal me passou...Eu quero ir a um nutricionista para ele me passar m cardapio pra mim ajudar na academia na minha alimentaçao e vou pergunta qual suplemento se encaixa no meu perfil dai eu devo ir no nutricionista ou nutricionista esportivo ??? Obrigado :)

    ResponderEliminar
  61. Olá Leornado. Que bom que esteja satisfeito com minha resposta. Estou sempre a sua disposição. Com certeza o ideal é consultar-se com um nutricionista esportivo principalmente em relação a orientação dos suplementos.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  62. olá Professor, estou a fazer ginásio a cerca de 3 meses, com o objectivo de aumentar a massa magra, infelizmente tenho muito pouco apoio no ginásio, ou melhor não existe qualquer apoio, apenas me foi dada uma pequena instrução de como utilizar algumas das maquinas.. :( enfim.. ja consigo ver alguns resultados, mas acho que estou a fazer algo de errado.. preciso de apoio para elaborar um plano semanal de treino, o meu objectivo é ir ao ginásio de terça a sábado, sei que não é muito aconselhável por causa da fase de recuperação, mas prendo fazer treino apenas de um ou dois grupos de músculo, podendo assim dar tempo de recuperação nos dias seguintes..

    desde já agradeço a possível resposta, Grande baraço ( Rui Alemanha )

    ResponderEliminar
  63. Olá Prof. parabéns pelo blog, irei indicá-lo para amigos.

    Tenho 1,75 cm, e 71 quilos. Sou magro, porém possuo alguns músculos e um pouco de gordura abdominal.

    Treino em ritmo acelarado, nao gosto de ficar mto tempo na academia, com 3x12, peito/biceps, costa/triceps/ ombro/trapezio/perna e em outro dia corrida (30 minutos) e abdominal de td jeito, mas pouco, e está difícil perder gordura abdominal. Faço 3 exercícios de músculo grande e 2 de musculo pequeno.

    Contudo, qto à gordura abdominal, após os treinos faço corrida por 10/15 minutos.

    Quero definir meus músculos, mas não consigo de jeito nenhum, aproveitar que sou magro e ficar com eles visíveis, que tipo de treino é mais indicado????

    Aguardo retorno,

    Luís,
    Marília/SP.

    ResponderEliminar
  64. Olá Rui. Será um prazer ajuda-lo. Para auxilia-lo no seu ciclo de treino necessito de mais informações ao seu respeito. Sendo assim segue meu contato de email e MSN.

    Email: suporte@help-professor.com
    MSN: helpprofessor@hotmail.com

    Aguardo seu contacto.

    Abraços

    ResponderEliminar
  65. A gordura da região abdominal costuma ser tão incomoda quanto difícil de ser removida. Essa parte do corpo é um verdadeiro reservatório natural de gordura, independente da genética de cada pessoa.

    O segredo para conseguir perder gordura abdominal é combinar bons exercícios com uma dieta saudável e ideal as suas necessidades diárias.

    Nutrição: Pelo que pude analizar tens uma grande facilidade na perda de peso devido a sua genetica. Penso que sua alimentação não esta sendo adequada ao seu nível do gasto calórico, ou seja, esta a perder músculo (massa magra) e manter seus níveis de gordura (massa gorda). Segue algumas sugestões..

    Mantenha não só uma alimentação rica em hidratos de carbono (carboidratos) mas principalmente em proteína. É de grande importância também conciliar com suplementos como o “Whey Protein” e “Hipercaloricos”. O correcto é consultar-se a um nutricionista na área do desporto, pois o mesmo irá orienta-lo na questão "alimentação e suplementos"

    Treino: Aconselho a alterar seu treino para trabalho de maior intensidade aumentando a carga nos exercícios como também realizar movimentos mais lentos exigindo assim maior esforço muscular e aumento o gasto calórico.

    Sendo assim terás que ter um pouco mais de paciência e ficar mais tempo na academia. Mas lembre-se “nada adianta ter um treino de qualidade e com um óptimo gasto calorico se sua alimentação não esta a repor os níveis de nutrientes necessarios para uma boa recuperação pós treino, pois assim como ja citado acima estará a perder músculo e manter seis níveis gordura (massa gorda).

    “Quando seu organismo esta a perder músculo (massa magra) como precaução ele mantém ou até mesmo aumenta a taxa de gordura no organismo mantendo a mesma como reserva de energia.

    Deixo claro que as orientações são apenas suposições pois não o conheço pessoalmente para poder avalia-lo.

    Estou sempre a sua disposição caso tenha mais duvidas.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  66. Prof.

    Não sei se o post acima foi para mim, mas serviu e muito,

    muito agradecido,

    um abraço

    Luís

    ResponderEliminar
  67. Olá Luis. Peço desculpas. Sim a resposta é para você. Caso tenhas duvidas estou a disposição.

    Abraços

    ResponderEliminar
  68. Prof. Cláudio Bolanho, não sei se tem, mas deveria ter uma page no facebook com dicas de malhação etc. Aposto que muitos irão te seguir.

    Aproveitando as suas dicas, pretendo tentar definir e ganhar massa magra no peitoral e ombro, então penso num treino assim, puxado, 4 vezes por semana:

    1 dia - Peito, ombro, aeróbico
    2 dia - Costa, lombar, abdomem
    3 dia - braços e perna, aeróbico
    4 dia - peito e ombro e abdomem

    Como tenho facilidade para ganhar braço, e os demais músculos tbm os trabaharem indiretamente está bom?

    Perguntas:
    1 - Sugestão de repetição: 3 ou 4 séries de 10 ou 3 ou 4 séries de 12?

    2 - como pratico esportes nao penso em ficar fortão, portanto quero manter meus 72kg, ou mesmo perder gordura abdominal e ganhar mais alguns quilos, é melhor fazer aeróbico e depois musculação ou o inverso?

    3 - Fígado dessecado é bom para definição muscular ou balela?

    4 - Vc recomendaria um treino funcional??

    abraços e valeu até agora.....
    fuiiiiiii bom final de semana man.....

    Luís

    ResponderEliminar
  69. Olá Luis. O HP já tem uma pagina no Facebook. Obrigado pela sujestão. Procure Help Professor no link "pesquisa" do Facebook.

    Em relação a sua questão poderá realizar 4 séries para músculos maiores e 3 para músculos menores. As repetições poderão ser 10 para músculos maiores e 12 para os menores.

    O ciclo de treino descrito acima por você está correcto, mas fique atento no descanso que é muito importante para obter bons a resultados e evitar lesões.

    Treino funcional: Este método de treino tem grandes resultados na performance, força, resistência muscular e definição, mas não é o metodo mais indicado para hipertrofia. Sugestão: O que poderá fazer é substituir para cada grupo muscular um exercício na musculação por um exercício funcional.

    Nutrição: Sobre o fígado ressecado não tenho conhecimento desta informação, mas estarei a pesquisar sobre o assunto e digo-te algo.

    Lembre-se, nunca alteres os treinos sem o conhecimento do seu professor.. Estou a sua dispoisção.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  70. Olá professor. Estava realizando os exercícios na musculação de maneira intercalada, ou seja, um de MI e outro de MS. Percebia pouca definição nos músculos e comecei a fazê-los separadamente, mas o treino todo com o aeróbico fica muito longo. Atualmente faço 4 séries de 10 repetições 5 vezes por semana. Tu achas que a realização dos exercícios intercaladamente ou separadamente faz diferença? Desde já o meu muito obrigada. Daiane

    ResponderEliminar
  71. BOA TARDE PROFºCLAUDIO!ONDE MALHO E MORO NÃO TEM NENHUM PROFISSINAL QUALIFICADO,DESCOBRI ESSE SITE AGORA E GOSTEI DAS SUAS DICAS.JA FEZ 1 ANO QUE MALHO,MEU OBJETIVO É AUMENTAR A MASSA MUSCULAR DAS COXAS E BUMBUM É CLARO.
    POR FAVOR VC PODERIA ME DAR UM PROGRAMA COMPLETO COM SÉRIES E REPETIÇÕES E COMO SE DEVE MALHAR CORRETAMENTE.É MELHOR FAZER PERNAS EM DIA E BUMBUM NO OUTRO?US DIZEM QUE O AVANÇO DEVES SER FEITO NO DIA DE PERNA OUTRS DIZEM QUE É MELHOR NO DIA Q FOR FAZER GLÚTEO.NÃO SEI QUAL É O CERTO SE:3X12,3X10,3X15 OU 4X10.
    DESDE JÁ AGRADEÇO.UM FDS
    BJOS!
    VANINHA

    ResponderEliminar
  72. Olá Daiane. Seja bem-vinda. Intercalar MI com MI não há problema contanto que o treino seja adaptado as suas necessidades e limites.
    Como seu objectivo é a definição muscular aconselho a realizar algumas alterações em relação a repetições, séries e peso.

    SUGESTÃO:

    Trabalho a ser realizado:

    - Repetições: De 15 a 22, com até 65% da sua carga máxima ou seja com cargas leves moderadas.

    - Séries por grupo muscular: de 2 a 3 séries.

    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 3 dias por semana.

    - Intervalo entre as secções: de 24 a 48 horas.

    - Intervalo entre as séries e os exercícios: de 30 segundos a 2 minutos.

    - Velocidade de execução dos exercícios: moderada a rápida.

    *Importante: É um método de treino de alta intensidade, sendo assim fique atenta aos limites do seu corpo e dores articulares ou musculares persistentes.

    Deixo claro que o treino proposto acima é uma sugestão pois cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino. “Nunca altere seu treino sem o conhecimento do seu professor”. Só ele poderá acompanha-la de perto e adaptar o mesmo dentro dos seus objectivos e necessidades proporcionando assim um treino seguro e de qualidade.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora fiquei confusa. O treino de resistência é o mesmo que de definição? Iniciarei um treino para força. Fico em dúvida quanto a minha malhação, porque horas meu professor passa um treino de um tipo e horas de outro. O ideal não seria haver uma evolução? Muito obrigada por responder, porque muitos blogs como o teu existem, mas não funcionam. Daiane

      Eliminar
  73. Olá Vaninha. Claro que poderei ajuda-la. Para que eu possa enviar as orientação detalhadas necessito do seu contacto de eletronico. Sendo assim envie um email para meu endereço suporte@hep-professor.com

    Aguardo seu contacto

    Abraços

    ResponderEliminar
  74. OLA PROFESSOR,EU GOSTARIA DE SABER QUANTAS VEZES POR SEMANA,DEVE-SE FZER MUSCULACAO,EU FACO 6 VEZES NA SEMANA 2 HORAS,NO GINASIO E CORRETO?

    ResponderEliminar
  75. Olá. Obrigado pelo seu contacto. A questão não é a quantidade de treinos na semana e sim seu treino esta adequado para 6 dias, ou seja, terá que distribuir os grupos musculares com cuidado para não sobrecarregar.

    O mais importante neste caso é o descanso. Sendo assim tens que levar em consideração este período para evitar fadiga muscular e futuras lesões.

    *Para voltar a treinar o mesmo grupo muscular você deverá ter o descanso do mesmo de no mínimo 48 horas. Nunca altere o seu treino por conta própria! Qualquer duvida consulte seu professor pois é ele que poderá orienta-lo da melhor forma.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  76. Olá prof, olha só para mim seria um prazer receber as suas dicas maravilhosas, já que na minha academia os professores não dão muita importância para nós alunos.... bom em fim, prof eu tenho uma estatura fortinha, sou mulher de 38 anos, peso atualmente 70 likos e tenho 1,60 de altura, bom.... o meu maior sonho é ficar musculosa, nada muitooo exagerado, mais queria ficar bem legal, com uns braços definidos pernas e etc... o que vc me aconselha? quantas series e quantas repetições? faço academia 3x por semana, e comecei dia 02/01/2012 junto com uma alimentação bem legal, tenho uma genética boa, pois já consigo ver leves mudanças em todo o meu corpo.

    desde já agradeço muito a atenção:

    meu e-mail: www.adrianaduarte@hotmail.com

    ResponderEliminar
  77. Boa tarde Prezado!

    Seguinte: pratico musculação a uns 6 anos, no mínimo. Quando comecei tinha 52kg, hoje me encontro com 62kg e 1,69m. Nota-se a dificuldade em adquirir ganho de massa e facilidade em perder. Tenho facilidade para definir (percentual de gordura entre 8 e 10%), malho em média 4 a 5 vezes por semana, faço 5,6 refeições por dia e consumo bastante cuzcuz, macaxeira, inhame, batata doce, queijo coalho, açai...no pós treino venho consumindo whey protein. Fico me perguntando sempre se é o treino que faço não estar dando resultado. Hoje, estou fazendo os exercícios com 8 repetições e numa contagem de 5s para subir ou descer (dependendo do exercício). O caminho é este?

    ResponderEliminar
  78. OLá Adriana. Estarei a enviar as orientações para seu contacto electrónico.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. por favor prof me responda.... estou esperandooooo suas dicas. adriana

      Eliminar
  79. Boa tarde. Bem pelo que pude observar em relação ao seu peso / altura tens um metabolismo geneticamente bastante activo.

    Penso que não tens necessidade de alterar seus treinos pois está no caminho certo.. o que poderá fazer é ficar atento ao período de descanso de cada grupo muscular, ou seja, depois de trabalhar um músculo como por exemplo o peito só poderá voltar a treina-lo depois de 48h caso isso não ocorra você tem grandes chances de perdar massa muscular.

    No seu caso a alimentação é muito importante. Aconselho a continuar com o Whey Protein mas também consumir um hipercalórico. Poderá se informar melhor sobre o assunto com um nutricionista esportivo ou com um consultor na loja de suplementos.

    Caso estejas com mais duvidas estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  80. Boa tarde Prof. Cláudio Bolanho....

    Tenho algumas questões, será que pode me ajudar? Se preferir, ,eu e-mail é aplinux@gmail.com

    Tive recentemente uma hérnia de disco (centro-lateral em L5-S1 comprimindo a raíz em S1 e também duas protusões discais em L3-L4 e L4-L5) que me obrigou a fazer uma cirurgia que, graças a Deus, foi um sucesso. Estou em fase de recuperação (operei a 15 dias), mas estou bem melhor já. Meu médico me liberou para retornar a musculação (pegando leve, é claro), dizendo que devo evitar levantar peso do chão, procurar fazer séries com as costas apoiadas ao banco e evitar agachamento e legpres que são exercícios críticos com relação à coluna. Tenho duas dúvidas.

    01) É isso mesmo, posso retornar aos poucos e devo evitar somente esses exercícios mesmo?

    02) Meu objetivo é uma pequena hipertrofia (ganhar quem sabe) 4 kg de massa magra. Pretendo fazer natação 2 vezes por semana e academia também 2 vezes por semana. O que me recomenda??? Alguma sugestão?

    Desde já agradeço pela oportunidade de contato.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  81. Olá Adriana. Sua resposta foi enviada ontem dia 10. Favor verificar.

    Abraços

    ResponderEliminar
  82. Olá Adriana. Segue a cópia do email enviado dia 10 de Fevereiro. Abraços

    Seja bem vinda ao HP. Bem, em relação ao seu objectivo tens que levar em considerações alguns factores como: idade, genética, metabolismo e descanso entre os treinos.

    Sugestão:

    - Repetições: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85% 1 RM (uma repetição máxima).

    - Séries por grupo muscular: maior que 4 séries p/ musculos maiores e 3 p/ menores

    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.

    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.

    - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.

    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.

    Estou a sua disposição para mais informações.

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  83. Oi prof, olha só me responde uma dúvida, posso treinar todos os grupos musculares em 1 dia? tipo treino na segunda todos os grupos musculares, ai na terça descanso, ai na quarta treino todos os grupos musculares de novo, na quinta descanso, ai sexta treino novamente todos os grupos musculares e descanso sábado e domingo, por favor prof, me da uma dica, eu posso continuar a fazer isso? obrigada.

    ResponderEliminar
  84. Oi sou novamente, quem sabe treinar todos os grupos musculares na segunda, e voltar na academia somente na sexta e treinar todos os grupos musculares? o que vc acha prof? sabe o que é, eu gosto de ir na academia e fazer todos os exercícios para braços e pernas e etc... obrigada

    ResponderEliminar
  85. Olá Seja bem vinda. Respondendo a sua questão você poderá treinar todos os grupos musculares na 2a, 4a e 6a, pois o músculo necessita de no mínimo 48h de recuperação.

    Agora tens que levar em consideração uma questão muito importante. Para treinar todos os grupos musculares em apenas um único treino tens que fazer uma sequência de exercícios com muito cuidado para evitar a sobrecarga, fadiga muscular e lesões.

    A intensidade de cada treino não deverá ser maior que moderada. Tens que ficar atenta cargas, series e repetições. Sendo assim nunca faça seu treino sem consultar seu professor, pois só ele poderá periorizar um treino seguro e de qualidade. "Nunca altere seus treino por conta própria!".

    PS - Não aconselho a treinar as 2a e 6a devido ao intervalo muito longo entre os treinos dificultando a adaptação dos mesmos ao treino proposto.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

    Cadastre-se em nosso site para receber informativos sobre treinos, nutrição, suplementação e muito mais!

    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
  86. Olá prof, fiquei muito feliz de saber que eu poderei continuar a treinar todos os grupos musculares no mesmo dia, pois o meu objetivo é ganhar massa muscular e não atrofiar os meus músculos (deus me livre) mais agora estou mais tranquila, meus treinos não tem sobrecarga... são bem tranquilos, minhas series são sempre de 4x12

    o que vc me indica prof para ganhar massa magra?
    tem como trocar massa gorda por massa magra ao mesmo tempo?
    é verdade que abdominais faz perder a gordura da barriga? pois tenho a barriga bem gordinha e queria muito perder essa gordura. muitoooo obrigada pela sua atenção fique com deus. abraçoss

    ResponderEliminar
  87. tenho 19 anos 1m 76cm e tenho 75kg malho a 1 ano e 12 dias
    estou fazendo series de 4 e repetições de 10 isto seria bom para a hipertrofia? velocidade moderada...

    PLANO DE TREINO ATUAL

    SEMANA A

    SEGUNDA FEIRA COSTA / BICEPS / ABDOMEN / PERNA
    TERÇA FEIRA PEITO / OMBRO / TRICEPS / PANTURRILHA
    QUARTA FEIRA DESCANSO
    QUINTA FEIRA COSTA / BICEPS / ABDOMEN / PERNA
    SEXTA FEIRA PEITO / OMBRO / TRICEPS / PANTURRILHA
    SABADO DESCANSO

    SEMANA B

    SEGUNDA FEIRA PEITO / OMBRO / TRICEPS / PANTURRILHA
    TERÇA FEIRA COSTA / BICEPS / ABDOMEN / PERNA A QUARTA FEIRA DESCANSO
    QUINTA FEIRA PEITO / OMBRO / TRICEPS / PANTURRILHA
    SEXTA FEIRA COSTA / BICEPS / ABDOMEN / PERNA
    SABADO DESCANSO

    E assim por diante fica revezando nisso ai

    nos dias de PEITO faço
    SUPINO RETO NA BARRA COM 25KG EM CADA LADO 4 SERIES DE 10
    SUPINO INCLINADO COM 20KG EM CADA LADO 4 SERIES DE 10
    SUPINO RETO COM HALTERES DE 4 KG (CRUCIFIXO) DEITADO 4 SERIES DE 10
    OMBRO:
    DESENVOLVIMENTO COM A BARRA NO BANCO SENTADO COM 10KG CADA LADO 4 SERIES DE 10
    E ELEVAÇÃO LATERAL COM 3KG 4 SERIES DE 10
    TRICEPS
    NO PULLEY (3 BARRAS 15KG | NA MAQUINA EM CADA BRAÇO, DESCENDO...) 4 SERIES DE 10
    FRANCESA(HALTERE) 3KG 4 SERIES DE 10

    ja fica um bom treino ? ou poderia mudar alguma coisa? vlww cara abraço !

    ResponderEliminar
  88. Olá. O treino acima apresentado está bem dividido em relação aos grupos musculares e exercícios fique atento apenas no tempo de descanso de um treino para o outro, pois é tão importante como o próprio treino. "O mesmo grupo muscular não poderá ser trabalhado antes de 48 horas.

    Importante: Nunca altere seu ciclo de treino sem conhecimento do seu professor.

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  89. olá professor... tenho 17 anos estou malhando a 2 meses e estou usando BCAA , Creatina e Massa... faço 4 séries de 8 repetições... gostaria de saber se o senhor me indica fazer os exercícios mais lentamente com menos peso ou mais rápidamente com maior carga de peso... só para constar , estou buscando hipertrofia (quero o mais rápido possível) .Desde já obrigado ;)

    ResponderEliminar
  90. Olá. Bem vindo! A Velocidade de execução dos exercícios para hipertrofia deverá ser "lenta". Fique sempre atento nos movimentos a serem executados correctamente como também a sua postura.

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  91. Boa Tarde Prof. Claudio, Tenho 27 anos, tenho 1.70cm, peso 129Kg. inicie academia essa semana. ciclo de treino passado pelo meu professor na academia. e 30 minutos de "esteira" 30 minutos de "bicicleta" estou achando ciclo de treino muito leve. qual tipo ciclo treino seria recomendado pessoa precisa perde torno de 60 kilos ?

    ResponderEliminar
  92. Olá. Obrigado pelo seu contacto. Sempre que iniciamos um ciclo de actividades temos como primeiro metodo a "Fase de adaptação".

    Esta fase tem como maior objectivo adaptar seus corpo a prática das actividades, evitando e prevenindo futuras lesões principalmente nas articulações do joelho e lombar devido ao seu sobre peso, ou seja, tem que ter paciência pois essa fase é obrigatória independente do objectivo e método de treino a ser aplicado.

    Esta fase tem a duração em media de 4 a 8 semanas dependendo da adaptação de cada pessoa aos estímulos. Com certeza seu professor poderá esclarecer com mais detalhes sobre este assunto.

    Quero enfatizar que neste período a intensidade dos exercícios estará a aumentar graduadamente.

    Mas lembre-se! no seu caso a alimentação requer maior atenção.. pois a mesma é mais importante do que seu próprio treino.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  93. ola.prof.claudio.minha duvida e que eu tenho consigodo emagrecer muito rapido e treino hipertrofia.mas tenho dificuldade de ganhar peso.tenho31 anos alt.1,62 peso52kg.voltei a treinar musculaçao à 1 ano,consegui ganhar bem musculos,mais emagreci uns 2 a 3kg.e queria muito ganhar uns 4kg.meu treino era 4 vezes por semana.hoje treino 3 vezes com carga pesada.e estou mais mantendo q ganhando.minha alimentaçao e rica em carboidrato,proteina.e mais facil eu perder medidas q ganha-las.por favor me resp.se puder.

    ResponderEliminar
  94. Olá, bem vinda! Bem, pelo que pude notar geneticamente tens um ótimo metabolismo proporcionando uma queima calórica acima da media.

    Neste caso é mais correto é consultar uma nutricionista esportiva, pois apesar de já estar a consumir suplementos só ela poderá orienta-la em relação a quantidade ideal ou mesmo indicar o melhor suplemento para que possas atingir seus objetivos com qualidade evitando a perda da massa muscular.

    Em casos como o seu com um metabolismo muito ativo a alimentação e suplementação torna-se muito mais importante do que o próprio treino.

    Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  95. OI PRFESSOR CLÁUDIO ,ESTOU COM MUITAS DÚVIDAS,DURANTE MUITOS ANOS FAÇO DIETA TENHO JUMP,BICICLETA ERGOMETRICA,MINI STEPPER E ELIPTICO,COMO TENHO AS PERNAS MEIO GROSSAS POR NATUREZA,TENHO 1,78 E 78 KILOS VIVO TENTANDO ALGO QUE EMAGREÇA ELAS,HA UM TEMPO ATRAS CONSEGUI EMAGREÇER E AFINAR AS PERNAS COM A BICICLETA ERGOMETRICA,MAS DE TANTO OUVIR DIZEREM QUE A BICICLETA É A QUE MENOS EMAGREÇE,COMPREI ESSES OUTROS EQUIPAMENTOS,MAS NÃO ESTOU FELIZ COM NENHUM,FAÇO TODO DIA 30 MINUTOS,ALÉM DO MAIS MINHA ALIMENTAÇÃO TEM SIDO ASSIM,MANHÃ UM COPO DE SAKE HERBALIFE MEIO DIA ALMOÇO SAUDÁVEL E A NITE OUTRO COPO DE HERBALIFE,MAS NÃO VEJO RESULTADO NUNCA,MEU MARIDO ME DIZ QUE EU TENHO QUE USAR A CARGA BAIXA NOS APAREHOS PARA EMAGREÇER,CASO CONTRARIO MINHA PERNA VAI ENGROSSAR CADA VEZ MAIS ,AH E FALAM TÃO BEM DO JUMP E DO ELIPTICO E NÃO CONSIGO VER RESULTADO COM NENHUM,QUAL EQUIPAMENTO VC ACHA QUE DEVO DAR PREFERENCIA DESSES?EM QUAL CARGA DEVO USAR?FUNCIONA SE EU SIMULAR SÓ CAMINHADA ACELERADA NO JUMP?

    ResponderEliminar
  96. Olá Vivinha,tudo bem?. Segue abaixo algumas orientações:

    Treino: Estarei a propor a uma alteração em seu ciclo de treino onde ajudará a reduzir a gordura localizada das pernas.

    TREINO:

    Descrição - Mantenha os exercícios habituais na musculação mas com as seguintes alterações:

    3 séries caso seja intermediária na musculação (até 6 meses de treino) ou 4 séries caso seja avançada (acima de 6 meses de treino):

    Série 1 - Faça com a carga que está habituada com 11 repartições

    Série 2 - Diminua a carga e aumente para 16 repetições

    Série 3 - Volte a diminuir a carga e aumente a para 21 repetições

    Série 4 - Novamente diminua a carga e aumenta para 26 repetições

    Importante: O tempo do intervalo entre as séries será apenas quando esta a alterar a carga, ou seja, não mais de 20 segundos (tens que respeitar esse tempo nem que tenhas que diminuir ainda mais a carga). Sendo que o tempo de descanso entre os exercícios não deverá ultrapassar mais de "2 minutos"

    Quando estiver a fazer o treino pela primeira vez fique atenta nas cargas. Retire em média de 10 kg a 15 kg a cada série. Sendo assim estará a fazer a ultima séries quase no limite da exaustão, mas com uma carga baixa. Ritmo do movimento dos exercícios: Rápido

    Devido ao aumento da intensidade desse ciclo fique atenta aos sinais do seu corpo. Dores articulares ou musculares que persistam durante o treino pare o mesmo imediatamente e comunique-me!

    ** Fique atenta na execução dos exercícios pois como terá uma maior fadiga muscular a tendência é executar o movimento do mesmo incorretamente.

    Descanso: O intervalo entre de um treino para o seguinte será de no mínimo 48hs. Um bom descanso é tão importante quanto o próprio treino.

    Conclusão: O objetivo agora será trabalhar resistência, definição muscular e redução de gordura localizada.

    Quero enfatizar que o proposto são orientações, pois deverá adaptar o ciclo as suas necessidades e limites. "Cada pessoa reage de uma forma a cada ciclo de treino"

    Estarei sempre a sua disposição sempre que preciso para esclarecer suas duvidas. Estaremos a manter contato.

    Email - suporte@help-professor.com

    "Praticamente todos os dias no período da tarde estarei disponível no site através do "Chat". Caso ainda não conheça o mesmo confira em www.help-professor.com

    Grande abraço e bons treinos

    ResponderEliminar
  97. Boa tarde professor, fiz musculação durante 14 anos. Só que, por problemas familiares e financeiros parei. Estou com 54 anos, peso 61, 324, altura 1, 56m. Agora, no dia 16 de fevereiro retornei. Antigamente, minha ficha era trocada a cada 3 meses e agora, na nova academia, a ficha é trocada a cada 30 dias. Isso está correto? O professor falor que preciso perder 5 kg de gordura. Gostaria de saber o treinamento correto para perder a gordura, ganhar massa muscular, firmar, fortalecer e emagrecer. Obrigada.

    ResponderEliminar
  98. Olá! Bem vinda! O ciclo de treino aplicado vai depender do método proposto em cada academia. Alterar os treinos a cada 30 dias não está errado. O tempo para a adaptação do corpo aos exercícios leva em média de 4 a 5 semanas, ou seja, o mesmo tem como objectivo preparar seu corpo para as actividades de maior intensidade que surgirão nos próximos ciclos (ficha) prevenindo lesões e preservando a sua saúde.

    A cada mudança de ciclo nem sempre terás que alterar o treino 100% poderá apenas realizar mudanças somente na carga, nas repetições ou apenas nas séries podendo até manter os mesmos exercícios. Tudo vai depender do seu desempenho e melhora nos ciclos anteriores. Lembre-se que como seu objetivo é a perda da massa gorda terás que dar prioridade para o trabalho aeróbio e principalmente na alimentação.

    Acredito que seu professor já tenha a orientado nesta questão. Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição. Cadastre-se no site para receber os informativos semanais que com certeza poderão ajuda-la. Confira no site www.help-professor.com Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  99. Olá, tenho 16 anos e sou do sexo feminino. Faço academia para perder as gorduras localizadas e para ganhar massa. Faço 3 séries de 12 repetições malhando perna,bumbum e etc, na segunda, quarta e sexta. E faço 3 de 15 na terça e quinta, que malho braço. Porém quero da mais atenção nos treino de segunda quarta e sexta, ganhando massa. Devo aumentar as series ou as repetições? E outra, devo fazer exercicios de forma lenta aumentando a o peso? Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
  100. Olá! Seja bem vinda ao HP. Em relação a sua questão o numero de séries e repetições para os treinos de 2a, 4a e 6a está correto mas poderá dar um maior estimulo na ultima série, aumentando a carga e diminuindo as repetições para 10 pois através deste novo estimulo seu corpo irá se adaptar a esta nova carga e consequentemente em breve terás que aumentar o peso nas séries anteriores.

    Na questão da execução do movimento o mesmo deverá ser lento sem a necessidade de aumentar a carga pois quanto mais lento é o movimento maior se torna a intensidade e a dificuldade da execução. "Portando fique atenta a sua postura e na execução do exercício"

    Se ainda não conhece nosso site? Confira em www.help-professor.com

    Estarei sempre a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    Estou a sua disposição

    ResponderEliminar
  101. Bom dia prof,
    Tenho 23 anos tenho 2 babys uma de 2 anos outro de 11 meses. Engordei muitos nas 2 gravidez, mas na segunda nao consegui a voltar ao meu peso de antes 70 kg hoje estou com 97 , gostaria de começar a malhar mas queria uma dicas . Qual e o melhor trino para emagrecer? Circuito? Qual é o melhor horario ? Onrigada isabella

    ResponderEliminar
  102. Prof esqueci de comentar que estou tendo uma queda muito grande do hormonio da tireoide , esntao meu metabolismo esta mais lendo que uma tartaruga. O que achas do oleo de coco?
    Valeu

    ResponderEliminar
  103. Olá Isabela. O ideal é conciliares trabalhos de musculação e aeróbio como sistema de circuito com um numero alto de repetições tempo baixo de intervalo entre as séries e movimento rápidos na execução dos movimentos.

    Uma dica é no intervalo de cada exercício de musculação intercalar com 3 a 5 min. de trabalho aeróbio na intensidade moderada

    Consulte seu prof. pois o mesmo poderá orienta-la em relação ao ciclo de treino mais adequado as suas necessidades, objectivos e limites.

    Em relação ao óleo de coco ainda desconheço resultados concretos sobre sua utilização. O mais prudente é consultar uma nutricionista pois só ela poderá orienta-la não só em relação a suplementação mas também a manter uma alimentação saudável e ideal as suas necessidades caloricas.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Se ainda não conhece nosso site confira em www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  104. Oi Prof Claudio! olha, eu mudei de cidade acabei mudando de academia... meu estrutor está passando pra mim, só série de 3X12 independente do peso, ele diz que é hipertrofia e que de 3 e 3 meses, vai mudando a ficha e deve mudar as series... mas, minha pergunta é, 3x12 independente do peso é bom? é hiportrofia mesmo? beeijos, adorei seu blog... continue!

    ResponderEliminar
  105. Olá prf: Claudio!Meu nome é Aline tem um ano e 5 meses que estou malhando,em 8 meses já vi resultado, só que depois desse período troquei de serie e de professora e daí comecei a perder o que eu tinha ganhado; ou seja massa muscular, acho que estou fazendo muitos exercícios cada serie tem 15 exercícios. quero muito recuperar o que perdi, por favor prf Claudio me ajude o que devo fazer? abraço

    ResponderEliminar
  106. Olá! Bem vinda ao HP! O ciclo de treino de 3x12 está correcto. Segue abaixo mais informações sobre o trabalho de hipertrofia.

    Trabalho a ser realizado:

    - Repetições para hipertrofia: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85%
    - Séries por grupo muscular: 3 a 4 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: 1 a 3 minutos (depende da intensidade do ciclo)
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular. Lembre-se sempre de respeitar seus limites!

    Conheça nosso site. www.help-professor.com

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  107. Olá Aline. Obrigado pelo seu contacto. Bem,é difícil a orienta-la nesta questão pois não estou a acompanha-la de perto, mas tudo vai depender do método de treino que esta sendo aplicado pela sua professora como também a quantidade de treinos na semana e se esta ou não a conciliar com outras aulas, como por exemplo aulas em grupo.

    Antes de seguir minha sugestão fale com sua professora e exponha o problema para que a mesma posso reavaliar seu ciclo de treino e adaptado as sua necessidades e limites.

    Minha sugestão é reduzir a quantidade para não mais de 7 exercícios por treino realizado prevenindo assim a fadiga muscular e a perda da massa magra.

    Quero deixar claro que independente do numero de exercícios (15 ou 7) tens que manter uma alimentação balanceada que compense seu gasto energético provocado pelos treinos evitando a perda da massa muscular.

    Conciliar sua alimentação com um suplemento rico em proteína é uma boa dica! Para isso consultar um nutricionista esportivo é o melhor a fazer ,pois ele estará orienta-la ao suplemento mais indicado as suas necessidades ok..

    Lembre-se que estou sempre a sua disposição o que for preciso.

    Se ainda não conhece o site HP confira em www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá professor. obrigada pelas dicas,vou segui-las todas e espero que me ajudem bastante. + uma vez obrigada e voltarei em breve para que possa me ajudar com mais dúvidas.abraço adorei seu blog

      Eliminar
  108. Boa Tarde Professor Claudio!
    Meu Nome é Guilherme!

    Eu treino Cerca de 1 Ano,
    Nesse tempo pra cá eu me desenvolvi, ganhei maior definição...
    só que como é normal eu pelo menos acho, eu parei de ver tanto resultados em meu corpo.

    Meu instrutor me aconselhou em todo treino na ultimqa série, 'inserir' a exaustao.
    EX: ( 3 x 8 + Exaustão).

    E tb me disse que , eu posso subir com o peso 'explodindo' e descer segurando o maximo que eu puder.

    Eu estou no caminho certo?
    tem alguma dica?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  109. Olá prof Claudio, meu nome é Bárbara! eu queria saber qual a diferença entre as séries de 12, 10 e 8? tudo é hipertrofia ne? continue assim, seu blog é ótimo...

    ResponderEliminar
  110. Olá Barbara. Que bom que tenha gostado do blog. bem, as repetições citadas por você são realmente para o trabalho de hipertrofia.

    Quanto menor as repetições maior a carga, e consequentemente a intensidade do treino, por isso realizar 8 repetições por exemplo é considerado um ciclo de treino avançado sendo que 12 repetições é o inverso, ou seja, para que esta a iniciar um ciclo de hipertrofia. Lembrando que "o trabalho de hipertrofia é considerado a partir de 6 repetições".

    Hipertrofia - Trabalho a ser realizado:

    - Repetições: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85% 1 RM (uma repetição máxima).
    - Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.

    Este aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treino, intensidade e duração do programa de treino.

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas

    Conheça nosso site www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  111. Olá prof Claudio, vendo a dúvida da Bárbara era a mesma da minha... por exemplo, se eu fazer repetições de 3X12 independente do peso, não tem problema ne? porque assim, mudei de academia recentemente, e sempre quando vc muda de academia, começa tudo de novo... estou na primeira ficha e meu estrutor ta passando séries de 12, diz ele que depois da segunda ou a terceira ficha, quem sabe pode diminuir as séries... queria saber sobre isso direito! muito obrigada

    ResponderEliminar
  112. Olá, obrigado pelo seu contato. Bem, se seu objetivo é hipertrofia esta a iniciar da maneira correta. Em relação ao peso tens que finalizar as ultimas repetições quase no seu limite ou em média 70% a 75% da sua carga máxima (seu prof. poderá ajuda-la neste questão)

    Lembre-se que os movimentos deverão ser realizados lentamente e com cuidado.

    Estou a sua disposição para mais informações.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  113. Huuum... entende Prof Claudio, só que na outra academia que eu fazia, estaa fazendo séries de 10, de 8 tava mais avançado... mudei de academia fiquei 1 mês e meio sem malhar, ai tive que iniciar tudo de novo, no caso voltando a série de 12, como meu estrutor me passou no caso na minha primeira ficha, então é até melhor ne? ou devo continuar como eu malhava na outra academia? muuito obrigada por ta respondendo minhas dúvidas, fico muito agradecida! = )

    ResponderEliminar
  114. bom dia

    meu objetivo e ganhar massa magra e perder gordura ,meu treino e ABC musculos grandes 4 exercicios 3 exer 3x8 e 1 exer 3x12 musculos pequenos 3 exercicios 2= 3x8 e 1= 3x12 +35 min esteira no final.dieta+ treino 6xna semana . Gostaria de saber se eu fizer um combo de LA+THERMA PRO HARDCORE vou conseguir dar uma secada,principalmente na barriga.

    grato

    ResponderEliminar
  115. Sim, seu ciclo de treinos está correto.. Por enquanto mantenha as 12 repetições por série já que esta na fase de adaptação. Evite de aumentar demasiado a carga neste periodo. Em breve estará a avançar para fase seguinte onde terá a redução das repetições e aumento da carga.

    Se estiver mais duvidas estou a disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  116. Olá Godao. Bem vindo. Pelo que pude observar seu ciclo de treinos esta mais propicio para hipertrofia muscular do que propriamente definição.

    Treinos com alto numero de repetições, carga leve a moderada, movimentos rápidos, intervalos curtos e intercalando são mais focados em seu objetivo.

    Consulte seu professor em relação aos suas metas e objetivos e cite estas questões ao mesmo.

    Quero deixar claro que cada pessoa reage de uma forma a cada metodo de treinamento portando é de grande importancia ter um profissional habilitado ao seu lado para poder realizar as modificações e adaptações necessárias decorrente aos resultados do ciclo de treino. Sendo assim mantenha seu professor sempre a par do seu plano de treino

    Estou a sua disposição caso tenhas mais duvidas.

    Se ainda não conhece nosso site confira em www.help-professor.com

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  117. bom dia

    se eu tomar whey protein=para ganhar ou manter massa e therma pro hardcore pra perder gordura sera que faz efeito??

    grato

    ResponderEliminar
  118. Olá Godão, Como cada suplemento tem uma função... poderá sem problemas tomar os dois.

    Lembre-se que para ter resultados você precisa também manter a disciplina nos treinos como também uma alimentação balanceada.

    Estou a sua disposição.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  119. Oi prof Claudio, queria saber por exemplo se eu fazer no agachamento Hack 40k cada lado, no total 80... fazer 3x12 ta bom? é hipertrofia?

    ResponderEliminar
  120. Olá. Bem vindo! Está correto. 12 repetições é consideradeo trabalho de hipertrofia. Segua abaixo algumas dicas

    HIPERTROFIA - Trabalho a ser realizado:

    - Repetições: de 6 a 12 repetições com carga entre 67% e 85% 1 RM (uma repetição máxima).
    - Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: De 1 minuto a 2 minutos
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.

    Estou a sua disposição, bons treinos!

    ResponderEliminar
  121. Ei professor Claudio, minha dúvida é... qual é melhor forma pra ganhar massa muscular eu fazendo series de 12 com peso maior ou eu fazendo com séries de 10 ou 8 com o peso maior também? qual é a melhor forma? beijos e obrigada!

    ResponderEliminar
  122. Bom dia Professor

    Meu nome é Renata e gostaria de entender algo. Estou fazendo musculação há 3 meses com 40m aeróbico intercalados e depois faço os aparelhos, sendo um dia braços e no outro pernas, em média 5X por semana. Tirei meu porcentual de gordura que deu 22%. Observei que perdi gordura, já que quando entrei meu porcentual de gordura dava que eu estava abaixo da média e agora sou considerada na média. Porém meu peso na balança subiu e não perdi muitas medidas. Pq isso ocorre? É a alimentação? Confesso tenho dificuldades de diminuir carboidratos. Já estou consciente que terei que cortá-los, pois eu gostaria de perder peso e perder medidas.

    ResponderEliminar
  123. Olá Renata. Bem vinda! A formula é simples "ingerir menos calorias e gastar mais" independente do que consumir, mas é claro que uma alimentação saudável faz a diferença quando falamos em resultados.

    Em relação a balança não deve se preocupar pois o peso que ganhaste com certeza a maior parte é massa muscular. Sobre as medidas quero lembra-la que outros fatores poderão influenciar nesta questão como retenção de liquidos, período mestrual, dentre outros.

    No meu ver acredito que seu problema esta na alimentação, pois como disseste esta a consumir uma quantidade elevada de carboidratos.

    O mais correto a fazer é consultar um nutricionista esportivo onde o mesmo irá avalia-la e orienta-la na quantidade ideal de carboidratos, proteínas e nutrientes, mas desde já aconselho a reavaliar sua alimentação e diminuir o consumo de carboidrato (atenção.. eu disse diminuir e não cortar totalmente, ok)

    Saiba que a alimentação tem um fator de importância maior do que o próprio treino.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  124. Olá. Qualquer estimulo muscular promove o aumento da massa magra. Em relação a sua questão você esta a realizar um trabalho de hipertrofia.

    O que prevalece em relação ao numero de repetições é a fase de treino que você se encontra.

    É considerado trabalho de hipertrofia repetições que variam entre 6 a 12. Estas repetições são adaptadas a fase de treino de cada pessoa.

    Sendo assim se esta a iniciar um ciclo de treino recentemente tens adaptar seu corpo aos estímulos com um numero maior de repetições e uma carga não tão intensa, ou seja, 12 repetições com carga moderada e movimentos lentos. Conforme estiver a avançar no ciclo as repetições estarão a diminuir a a carga aumentar.

    Conclusão: O que prevalece não é qual numero de repetições é a melhor e sim a qualidade do treino sempre respeitando as 3 fases (inicial, intermediaria e avançada). Assim estará a respeitar os limites do seu corpo como também estará prevenir lesões.

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição.

    Se ainda não conhece nosso site confira em www.help-professor.com

    Grande abraço e bons treinos!





    Para atleta

    ResponderEliminar
  125. bom dia

    minha duvida e a seguinte estou tomando therma pro hardcore(280mg cafeina+1270mg guarana} pre treino e iso whey pos treino. Peguei um resfriado e estou com dor de garganta posso tomar remedio e continuar tomano os suplementos???

    ResponderEliminar
  126. Boa noite, tudo bom ?
    Tenho 17 anos, peso 59,8 e minha altura é 1,65.
    Meu objetivo é:
    °Eu tenho um pneuzinho na lateral na barriga, quero perde-lo o que fazer? Eu faço 20 minutos de esteira todos os dias de seg. a sexta, ginástica todas seg. quart. e sex , Boxe ter. e quin. além da musculação de seg a sex. Tambem quero ganhar massa magra e definir. Primeiramente quero ganhar massa magra para depois definir..
    Faço 3 series de 15 um pouco lento, isso esta certo? Não estou vendo muito resultado. Poderia me dar uma dica em como fazer pra que eu converse com o instrutor?
    Sobre minha alimentação, eu nao como mais frituras, cortei refrigerante...
    Gostaria de saber o que comer antes de fazer isso tudo e o que comer depois disso tudo.. rsrsrsrsrsrs... E sobre os suplementos? O que poderia tomar, quais o senhor me indica?
    Muito obrigada.
    Por favor, manda a resposta pelo meu e-mail tbm :lisley_ferreira_ba@hotmail.com

    ResponderEliminar
  127. Olá Lisley. Obrigado pelo seu contato. Estarei a enviar a resposta a sua questão para o seu email.

    Abraços e até breve!

    ResponderEliminar
  128. Olá Prof Claudio, meu nome é Fabiana. Eu queria saber o seguinte, estou na primeira ficha e ja faz 2mês e pouco que to malhando mudei de academia e fiquei um tempo 2meses sem malhar e meu estrutor passou série de 12, sem determinar o peso. No caso, hoje fiz uma série de 12 com 50k cada lado no agachamento Hack, ta certo? essa forma de malhar ta certa também? e a carga ta boa? muito obrigada

    ResponderEliminar
  129. Olá professor,Meu nome é Michelly, tenho 1.63 metros e peso 51 kg. Comecei a malhar há 15 dias. Faço série 3x10, sempre intercalando os grupos musculares, sendo um dia perna, panturrilha e glúteo e o outro membros superiores. Tomo protein após o treino e duas capsulas de bcaa antes e após o mesmo. Pergunta 1: as séries acima mencionadas devem ser realizada rapidamente ou bem lentamente para o ganho de massa muscular? Pergunta 2: o que poderia está fazendo para melhorar a minha performance e atingir o meu objetivo com maior rapidez?. Obrigada, aguardo resposta

    ResponderEliminar
  130. Oi Professor Claudio, vendo a dúvida da fabiana e a dúvida Michelly, queria saber o seguinte... pra uma pessoa que faz ja 3 meses que ta na nova academia, e meu estrutor está mandando eu fazer série de 12 e eu to achando pesado, pelo seguinte... meu estrutor é igual o da Fabiana ai em cima, ele não coloca o determinado peso, só manda vc fazer série de 12, por exemplo se eu quiser pegar 140k no leg, vou continuar fazendo de 12? ele me diz ja que eu to iniciando na academia, e é a minha primeira ficha tenho que fazer de 12, justamente o que ele passou, mas, eu sempre falo com ele que acharia mais certo fazer de 10 msm eu não pegando ainda 140 como fazia antes na outra academia... sempre soube que quando você vai aumentando o peso diminui a série ou ao contrario ne? mas, mesmo assim ele manda fazer com série de 12 pelo menos até essa primeira ficha... queria saber se está certo?!

    1º no agachamento hack faço com 40k cada lado
    2º extensora pego 35k ou 40k
    3º leg pego 80 ou 90k ( segunda e quinta malho perna)
    ( terça e sexta malho parte de tras, bunda e tals)
    (quarta malho a parte cima) - espero que esteja certo

    qual a diferença da série de 12 e de 10? eu sei que série de 8 e 6 é mais avançada... série de 12 e de 10 é a mesma coisa? mais pra inciante ou o que? muito obrigada, aguardando sua resposta...

    ResponderEliminar
  131. Olá Fabiana. Bem vinda. Bem, cada professor tem sua método de trabalhar. As repetições de 12 são mais especificamente para trabalho de hipertrofia (aumento da massa muscular), mas com cargas elevadas o que não é seu caso.

    A intensidade das cargas não deve ser muito intensa com o movimento de execução moderado. Na minha opinião poderias ter iniciado com uma sequencia de treino de 15 a 18 repetições e carga leve a modera para a seguir iniciar um treino maior intensidade.

    O que você não mencionou foi qual é seu objetivo pois é através dele que estaremos a preparar seu treinos, repetições, séries e carga. Como já iniciou com 12 repetições acredito que seu objetivo é a hipertrofia, certo?

    Quero deixar claro que cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino. Minhas orientações são sugestões. Sempre tens que manter seu professor ciente das alterações e mudanças de carga pois e ele que esta a acompanha-la de perto e NUNCA altere seu treino por conta própria.

    Este é meu email de contato mais duvidas falamos por ele: suporte@help-professor.com

    Conheça o site HP www.help-professor.com

    Estou a disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  132. Olá Michelly. Obrigado pelo seu contato. Vamos a sua questão.

    Movimento de execução: Deverá ser lento

    Divisão muscular nos treinos: Está ok.. a divisão está correta

    Suplementação: Mantenha o uso do Whey Protein e BCAA está combinação está ótima

    Objetivo: Atingir seus objetivos vai depender de alguns fatores importantes, são eles: Genética, quantidade de treinos semanais, alimentação, descanso e adaptação aos ciclo de treino. Sendo assim resta a dizer que a dedicação e disciplina são essenciais para chegar ao seu objetivo.

    Importante: Mantenha sempre seu professor ciente das alterações de carga e exercícios. Nunca altere seu treino por conta própria e sempre respeite os limites e sinais do seu corpo : )

    Se quiser poderá enviar suas questões para meu contato de email suporte@help-professor.com

    Conheça também nosso site www.help-professor.com

    Estou a disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  133. Olá. Bem vinda! Bem, você comentou que esta a treinar a 3 meses e sempre com 12 repetições? Independente se seu objetivo seja ganho de massa muscular ou resistência tem que iniciar com um ciclo de adaptação para preparar seu corpo para os treinos se maior intensidade que surgirão futuramente.

    Deixo claro que cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino. Sempre que trabalho na musculação com alunos iniciantes inicio um ciclo de treino chamado “Fase de adaptação”. O mesmo tem como principal objetivo o ganho da resistência muscular, força e o aumento da consciência corporal. Este método de adaptação é realizado da seguinte forma.

    Numero de séries: 2 a 3 séries para músculos maiores e 1 a 2 séries para músculos menores. Neste período o aluno deverá realizar aumento na carga para gerar novos estímulos, ganho de resistência e força
    Numero de repetições: 15 a 22
    Período de treinamento: 4 a 6 semanas

    “Temos que levar em consideração que a utilização das séries, repetições e carga citadas acima estará a alterar-se dependendo do nível que cada pessoa oferece, ou seja, pessoas sedentárias a pessoas que já praticaram algum tipo de atividade”

    Séries: Na questão das repetições o treino de hipertrofia se divide nas seguintes intensidades:

    12 repetições: Podemos considerar um trabalho “inicial na hipertrofia” (fase 1)
    10 repetições: Período intermediário onde deverá ser alterado apenas a carga e manter os exercícios. (fase2)
    6 a 8 repetições: Período avançado onde será alterado não só a carga e sim os exercícios, tempo de descanso entre as séries e recuperação entre os grupos musculares.

    Conclusão: O ponto que quis chegar é que para estar a realizar 12 repetições deveria na minha opinião iniciar primeiro o ciclo de adaptação que citei acima preparando seu corpo para novas estímulos de maior intensidade e precavendo futuras lesões.

    Importante: Nunca altere seu treino por conta própria! Mantenha seu professor a par das alterações pois é ele que esta a acompanha-la de perto

    Poderá enviar outras questões para meu contato de email suporte@help-professor.com

    Conheça também nosso site www.help-professor.com

    Estou a disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  134. Oi professor Claudio, meu nome é Claudiano, malho 5 dias por semana e gostaria de saber quantas vezes posso malhar cada musculo por semana?
    abrigado pela atenção

    ResponderEliminar
  135. então Prof Claudio aq é Fabiana, minha função sim é hipertrofia, eu não entende o seguinte, minha carga ta errada ou está certa? obrigada por tirar minhas dúvidas

    ResponderEliminar
  136. Olá Fabiana. Quem tem que determinar a carga é você mesma, pois não tem como avaliar uma carga exata.. tudo vai depender de cada pessoa.

    Para que possas ter uma base em relação ao peso que possas utilizar nas 3 ultimas repetições você devera estar quase no limite do esforço, entendeu?

    Estou a disposição

    Bons treinos!

    ResponderEliminar
  137. Olá Claudiano. Bem vindo ao HP. Respondendo a sua questão tudo vai depender do método de treino que esta a utilizar, mas cada grupo muscular deverá ter um descanso em média de 48 a 72 horas. Se tiveres mais duvidas estou a sua disposição.

    Conheça o site HP - www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  138. tem como fazer um treinamento para quem já faz mais de 3 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cleivan. Sim! poderemos ajuda-lo. Envie seu contato de email para suporte@help-professor.com para que assim possamos enviar a você uma proposta de treino e suporte online.

      Abraços

      Eliminar
  139. Tenho braços fortinhos e ombros um pouco largos gostaria de queimar a gordura dessa região, como trabalhar os exercicios na máquina, lento com pouca intensidade ou rápido com muita intensidade?
    Gostaria muito de contar com a sua ajuda.
    Ana

    ResponderEliminar
  140. Olá Ana. Bem vinda. Antes de qualquer orientação quero lembra-la que cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino devido ao seu metabolismo, pré-disposição a actividade física, genética, dentre outros fatores.

    Reduzir gordura em uma determinada região não é tão fácil assim. A atividade física promove uma redução da gordura corporal em um contesto geral. Que diferencia é que algumas pessoas possuem uma maior facilidade em perder massa gorda em certas regiões e outras o inverso.

    Acredito que no seu caso o acumulo de gordura nestas regiões é genético, sendo assim sugiro realizar um sistema de treino de circuito intercalando com treino aeróbio que terá como objectivo promover o aumento da intensidade e queima calórica e consequentemente uma maior perda da massa gorda.

    Quero enfatizar a importância da alimentação, pois a mesma é tão importante quanto o próprio treino.

    Conclusão: Consulte seu professor sobre os treinos de circuito e contate uma nutricionista esportiva para orienta-la na alimentação e suplementação.

    “Nunca altere seus treinos sem consultar seu professor” Só ele poderá orienta-la na forma mais correta de realizar os exercícios.

    Qualquer duvida estou a disposição

    Conheça nosso site – www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  141. Olá sou Romeu tenho uma duvida, sobre emagrecimento qual tipo de treinamento, se a intenção é emagreçer e ganhar massa, devo fazer repetições rapidas ou lentas na musculação? lembrando que uma musculação lenta com altas cargas aumenta o ganho de massa muscular e consequentemente aumenta o metabolismo basal que acelera o gasto calórico em repouso no corpo, e a a musculação rapida tem poucos ganho de massa e até sua perca durante a execução pois então qual melhor treino ganhar musculos perdendo gordura ou perder peso e perder musuculo? porque perde peso é diferente de emagreçer quando se emagreçe você perde só gordura e quando se perder peso perde massa gordura e liquidos corporais.

    ResponderEliminar
  142. Olá Romeu, bem vindo! Vamos a sua questão: Já é comprovado que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo e é uma informação ja do seu conhecimento, certo?!.

    Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.

    Após o exercício aeróbio o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós- treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

    Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

    Sem dúvida, o melhor a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios a musculação num programa “adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico”, ou seja, perceber qual melhor sistema de treinamento você se adapta e tens mais resultados (hipertrofia ou sistema de circuito) pois cada pessoa reage de uma forma a cada método de treinamento.

    Não esqueça disso! “O melhor a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios a musculação e sempre respeitar os sinais do seu corpo e seus limites

    Importante: Não altere seus ciclo de treino por conta própria! Mantenha sempre seu professor a par de tudo pois é ele que poderá orienta-lo da melhor forma mais segura por estar a acompanha-lo de perto.

    Para evitar a perda da massa magra aconselho a tomar o Whey Protein com BCAA. Seu professor poderá orienta-lo melhor nesta questão

    Caso tenhas mais duvidas não hesite em perguntar-me.

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  143. Bom dia Professor,

    Olha eu malho numa academia sem instrutor e faço localizada com 4 série e repetição de 10 num dia e musculação também com 4 série e repetição de 10 no outro dia, pois quero ganhar massa muscular só q algumas colegas mim diz q estou queimando ao invés de ganhar é verdade?

    ResponderEliminar
  144. GANHO DE MASSA MUSCULAR - Olá. Seja bem vinda ao HP! O numero de repetições e séries que esta a fazer para ganhar massa muscular está correto! O quer tens que ficar a tenta é na divisão de cada grupo muscular, descanso entre os treinos e alimentação balanceada, pois estes itens são de grande importância para que possas ter resultados positivos.

    O mais correto e seguro é ter consigo um profissional de ed. física a acompanha-la

    Caso tenhas mais duvidas estou a disposição.

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos

    ResponderEliminar
  145. oi sou obesa porem fasso caminhada posso fazer jump?

    ResponderEliminar
  146. JUMP - Olá.. Obrigado pelo seu contato. Bem, quando estamos acima do nosso peso não é recomendado realizar atividades de impacto ou de grande pressão articular.

    Aconselho a consultar seu professor para que o mesmo possa aconselha-la a realizar outras atividades que promovam a redução do peso sem causar o stress articular.

    Lembre-se! Respeite sempre seus limites e os sinais do seu corpo. Com uma alimentação saudável, dedicação, disciplina e persistência tenho a certeza que estarás em breve no seu peso ideal :) Boa sorte!

    Estou a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  147. Olá prof. Claudio gostaria de praticar um exercicio para afinar e définir os braços ao mesmo tempo se possivel.
    Tenho um grande problema para conseguir que eles fiquem fininhos, porem nunca pratiquei exercicios para tal, so faço régime mesmo, Me considero uma pessoa magra tenho 160 de altura e 50 kilos m'as nao consigo perder as gorduras dessel braços gosdos de homem :(
    O que vc me aconselha à fazer?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  148. Definir Braços - Olá.. Bem vinda ao HP. Repondendo a sua questão primeiro temos que levar em consideração o fato da sua genética podendo ter mais propensão ao acumulo de gordura na região dos braços. Em alguns casos esse problema poderá ser mais psicológico do que estético.

    Como notei seu peso em relação a sua altura não estão fora da média. O que aconselho é ter um acompanhamento profissional onde poderão avalia-la e orienta-la nas atividades que melhor se adaptam ao seus objetivos. pois apenas uma alimentação balanceada não é suficiente.

    Estou sempre a sua disposição caso tenha mais duvidas.

    Ainda não conhece nosso site?! Confira em www.help-professor.com

    Abraços e boa sorte!

    ResponderEliminar
  149. olá, sou aluno de muay thai, faço musculação tbm, queria saber, de que jeito pego mais massa muscular ou definição, fazendo exercicios rápidos ou lentos? eu não tomo nada sou cabreiro

    ResponderEliminar
  150. DEFINIÇÃO ou HIPERTROFIA - Olá.. obrigado pelo seu contato. Segue abaixo algumas orientaçlões sobre gamnho de massa muscular, resistência e definição

    GANHO DA MASSA MUSCULAR - HIPERTROFIA

    **Trabalho a ser realizado:

    - Repetições: de 6 a 12 repetições
    - Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: lenta.

    O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular.


    DEFINIÇÃO MUSCULAR

    **Trabalho a ser realizado:

    - Repetições: de 18 a 25, com cargas leves e moderadas.
    - Séries por grupo muscular: de 2 a 3 séries.
    - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 3 dias por semana.
    - Intervalo entre as secções: de 24 a 48 horas.
    - Intervalo entre as séries e os exercícios: de 30 segundos a 2 minutos.
    - Velocidade de execução dos exercícios: moderada.

    IMPORTANTE: As orientações acima são sugestões pois cada pessoa reage de uma forma a cada método de treino. Por isso não realize exercícios sem consultar seu professor pois só ele poderá orienta-la com segurança.

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Estou a sua disposição

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  151. Olá, Prof. Claudio.
    Tenho 42 anos, sempre fui sendentária, mas aos 36 devido a um artose na 4 vertebra da coluna cervical, me vi forçada a praticar esportes por conselho médico. No início fiz 2 anos de RPG e depois nadei até 3 anos atrás. Parei total neste intervalo e...bingo!..voltou as dores. Por conta da minhas atividades atuais, não pude voltar a nadar, então optei pela musculação. Já tem 45 dias que estou praticando a atividade, mas tenho sentido algo de estranho nos músculos; muito depois de parar sinto desejo incontrolável de ficar me mexendo e esticando os musculos, e também não param de cumixar quando estou parada, pricipalmente os da perna. Isso é normal?

    ResponderEliminar
  152. Olá Marcia. Obrigado pelo seu contato. É difícil dizer o que esta a causar estas sensações sem avalia-la. Penso que possa ser algum problema de circulação ou algo semelhante.

    Fale com seu professor sobre esta questão e se o problema persistir aconselho a ser avaliada por um médico. quando descobrir a causa diga-me algo ok..

    Estou a sua disposição sempre que preciso

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços

    ResponderEliminar
  153. Oie, Professor.

    Tenho 1,64 de altura e peso 78kg, Entrei na Academiia tem um mês. Com o Objetivo de Queimar calorias e hipertrofia na perna e gluteos !! O meu Profesor me passou uma serie de 2x15 em todos os aparelhoos. Está certoo essa Série ?? Responda no meu email, Por Favor!! aragao.jessicaa@gmail.com


    Obrigada pela Ajuuda !!

    ResponderEliminar
  154. Boa noite, preciso de um hellp, estou malhando a1 mês, porém meu tempo é curto tenho apenas 1 hora pra fazer milares, meu professor fez uma séie de circuito. Nela os exercicios são de 3 série de 20 ou 25 . oré estou bem agustiada sendo que percebo que estou perdendo muita perna e quadriu e minha intenção e ganhar nessa região perder apenas no abnome, será que estou fazendo algo errado??? Pode me orientar??? Desde já agradeço !!!

    ResponderEliminar
  155. RESISTÊNCIA E GANHO MUSCULAR - Boa tarde. Bem vinda ao HP! Bem, esta em um dilema. Seu professor adaptou um ciclo de treino dentro do seu tempo disponível. Neste caso o melhor a fazer são trabalhos de circuito (que é o que esta a fazer), pois destina-se a ser um treino rápido e completo. Quero deixar claro que seu professor está correto nesta questão.

    O problema é que se iniciares um treino para ganho de massa muscular o mesmo levará no mínimo 1 hora a 1:30 de duração devido a sua maior intensidade e tempo na recuperação. Sendo assim proponho que leve esta questão aos seu professor onde o mesmo poderá encontrar uma solução dividindo os grupos musculares no decorrer da semana, ou seja, trabalhar uma quantidade menor de músculos por treino mas em compensação com maior intensidade.

    Quero deixar claro que também vai depender não só do seu tempo disponível mas também dos dias em que poderá treinar. Conclusão: Só depende de ti para alcançar seus objetivos, por isso reorganize-se em seus horários e dias de treinos e fale com seu professor.

    Estarei sempre a sua disposição

    Grande abraço e bons treinos

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    ResponderEliminar
  156. Olá boa tarde, faço academia há mais ou nemos um mês, 4 vezes por semana alterno os dias só malhor perna e bumbum, 20 minutos de esteira e 10 de bicicleta e depois musculação fico em torno de 40 a uma hora na academia, quero saber como devo fazer os exercicios, lento ou rapido, se 20 ta bom de esteira? tenho 56 KG e 1,60 de altura, só que estou muito flacida e com barriga e minhas pernas estão finas d+, quero granar perna e bumbum rapido, ou se não for possivel ficar durinha mais rapido possivel. como seria o melhor treino pra isso ? Obgda

    ResponderEliminar
  157. TREINO MUSCULAÇÃO - Bem vinda! Respondendo a sua questão tens que organizar seus objetivos e analisar qual será seu principal.

    Caso seu objetivo inicial proporcionar uma maior queima calórica, perda da gordura localizada, aumento da resistência e tonificação muscular o método mais indicado é o sistema de "Circuito" intercalando exercícios de musculação e aeróbio.

    Orientações:

    - Repetições: Acima de 17
    - Séries: 2 a 3
    - Carga: Leve a moderada
    - Execução dos exercícios: Rápido
    - Tempo de descanso entre as séries: 20 segundos
    - Tempo de descanso entre os exercícios: 30 a 40 segundos
    - A cada 2 exercícios intercalar exercícios aeróbios(esteira, elíptico)

    Em relação a questão do ganho de massa muscular deverá utilizar o trabalho de hipertrofia(ganho de músculo)

    - Repetições: 10 a 13
    - Séries: 2 a 3
    - Carga: Moderada a forte
    - Execução dos exercícios: Lenta
    - Tempo de descanso entre as séries: 30 segundos a 1 min.
    - Tempo de descanso entre os exercícios: 1 min. a 1.30 seg.

    Quero enfatizar que o treino proposto é apenas uma sugestão. O correto é consultar seu professor para que o mesmo possa orienta-la de forma segura proporcionando um sistema de treino adequado as suas necessidades, biótipo e limite físico.

    "Nunca realize alterações no treino sem a consultar do seu professor!" Evite lesões!

    IMPORTANTE: Os dias de descanso como também a divisão de cada grupo muscular por treino deverá ser orientada pelo seu professor.

    Estou a sua disposição sempre que preciso.

    Conheça nosso site: www.help-professor.com

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  158. ola professor,meu nome é Matheus gostei muito do seu blog e gostaria que me tirasse algumas duvidas.Sou homem tenho 19 anos, 113kg, 1,73 cm e em torno de 24% de gordura concentrados principalmente nas laterais do abdomen.comecei a academia à umas 2 semanas e tenho pouco apoio dos instrutores dela.

    Me passaram uma serie baseada em 3 ou 4 series de 12 a 15 repetiçoes + 40 de esteira no começo do treino e 20 de bicicleta no final(nao lhe passo a serie exata porque nao lembro de cabeça quais aparelhos sao 4 series,etc) distribuidos em 5 dias semanais(peitorais, deltoides ,triceps ,panturrilha e abdominal normal na segunda e quinta e pernas,costas,biceps e abdominal infra na terça e sexta deixando a quarta para apenas esteira e bicicleta)

    Meu objetivo primario é obviamente a perda de massa gorda mas se possivel gostaria de nao ficar com aquela pele em excesso como alguns amigos meus que emagreceram acentuadamente tiveram e atenuar ao maximo essa gordura lateral localizada que assola a genetica da minha familia.Nao me preocupo tanto com o peso mas sim com o percentual de gordura que tenho como meta que fique entre os 10 e 15%.

    Com as informaçoes passadas hora das duvidas :) a série passada é correta para alguem com os meus objetivos? o instrutor nao falou nada sobre a velocidade das repetiçoes nem sobre o intervalo entre as series, qual seria o ideal? devo pedir á ele que adicione exercicios abdominais laterais a minha serie ou só devo me preocupar com isso mais na frente? as 'pelancas' sao inevitaveis para alguem que sempre foi acima do peso mas nos ultimos 3 anos de sedentarismo ganhou 30kg?

    agradeço desde já a resposta

    ResponderEliminar
  159. Olá Matheus. Obrigado pelo seu contato. Fico feliz que gostas do nosso blog. Em relação a sua questão é difícil dizer algo neste momento pois esta apenas a treinar a 2 semanas. Esta fase é chamada de "Adaptação". A mesma tem como maior objetivo adaptar e habituar o seu corpo a atividade física prevenindo assim futuras lesões.

    Portanto sugiro que ao terminar esta fase que acredito que levará de 4 a 6 semanas entre em contato comigo atrevés do meu email suporte@help-professor.com para que eu posso orienta-lo para um ciclo de treino especifico para seus objetivos.

    Nesta fase inicial fique atento aos sinais do seu corpo. Sentir dor muscular neste fase é comum mas caso alguma persista mais de 72 horas comunique seu professor. Outra dica importante "Nunca altere seu treino por conta própria!" mantenha seu professor sempre ciente de tudo!

    NUTRIÇÃO - Quero lembra-lo que no seu caso sua alimentação será mais importante do que o próprio treino. Sendo assim consulte um nutricionista para que o mesmo para orienta-lo nesta questão adaptando sua alimentação com a sua rotina diária.

    Estou também a sua disposição para conversarmos via Skype no contato claudio.luiz.bolanho

    Aguardo seu contato!

    Grande abraço e bons treinos!

    ResponderEliminar
  160. bom dia

    tenho 75.5kg no momento estava com 91kg a 9 meses atras com dieta e musculaçao para hipertrofia consegui da uma secada, mais no momento to querendo dar uma definida sera que seria uma boa fazer circuito na musculaçao ??? e posso tomar suplemento como creatina+whey protein+dextrose +bcaa antes e pos o treino para manter massa magra??
    posso tomar termogenico tb therma pro hardcore dda integral medica q e cafeina+guarana? sera q com esses suplementos e alimentaçao regrada vou conseguir melhorar minha definiçao e perder um pouco de gordura abdominal???

    desde ja
    grato

    ResponderEliminar
  161. Olá Godão. Sim, poderá manter o treino de circuito evite apenas de tomar uma quantidade elevado de suplementos. Aconselho apenas a ingerir BCAA e Whey Protein para promever uma boa recuperação muscular evitando a perda da mesma.

    Em relação a cafeína + guarana tens que ficar atento aos sintomas pois causam o aumento da frequência cardíaca, pressão arterial, dentre outros sintomas.

    Abraços e bons treinos!

    ResponderEliminar
  162. oi o trabalho de hipertrofia também precisa ser feito com velocidade e aumentar as repetiçoes? tipo fazer de 8 a 12?
    obrigado fabricio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabricio. Bem vindo! Respondendo a sua questão o trabalho de hipertrofia muscular deve ser feito realizado com movimentos "LENTOS". Segue abaixo algumas dicas:

      TREINO PARA HIPERTROFIA:

      - Repetições: de 6 a 12 repetições.
      - Séries por grupo muscular: maior que 3 séries.
      - Frequência semanal para o mesmo grupo muscular: de 1 a 3 dias por semana.
      - Intervalo entre as secções: de 48 a 72 horas.
      - Intervalo entre as séries e os exercícios: descanso menor que 1 minuto e 30 segundos.
      - Velocidade de execução dos exercícios: LENTA.

      "O tempo de tensão é um importante estímulo para ajudar no aumento da hipertrofia muscular".

      Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição.

      Conheça nosso site www.help-professor.com
      Email para suporte: suporte@help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  163. oi, tudo bem meu nome é Pedro. tenho 40 anos, 1m65 jogo futebol, faço musculação hipertrofia, estou com 80 kilos, acredito que estou bem acima do meu peso, precisava baixar meu peso,queimar gordura e comecei fazae na esteira um trabalho intervalado de alta intensidade..pique de um minuto e descanso de 40 segundos durante vinte minutos. gostaria de uma dica pra fazer potencia nas pernas, com peso (series , velocidade). fazer series rapidas pra braços peitos dorsal tonifica bastante a musculatura? obrigadooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Como vai? Aconselho a trabalhar na musculação o sistema de circuito, ou seja, movimentos rápidos, carga leve a moderada, intervalos curtos entre as séries e exercícios. Consulte seu professor para mais detalhes.

      Poderá também intercalar na musculação um trabalho aeróbio. Exemplo: A cada dois exercícios completados na musculação 05 minutos na esteira em intensidade acima dos 80% sua frequência cardíaca máxima.

      -Redução da massa gorda: Treinos de maior duração e menor intensidade promovem uma maior queima de gordura. Exemplo: correr na esteira 45 minutos em ritmo constante e respiração confortável. O tempo mínimo para este tipo de treino é de 40 minutos podendo dividi-los em esteira, elíptica e bicicleta o outro equipamento de sua preferência.

      Lembre-se que a alimentação é ou até mais importante quanto o seu treino. Sendo assim se possível consulte um nutricionista para que o mesmo possa orienta-lo nesta questão.

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Se ainda não recebes nossas dicas semanais envie então seu email para suporte@help-professor.com para registro do mesmo.

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  164. bOA TARDE. jA OUVI DIZER QUE PARA PERDER GORDURA O TRABALHO MAIS LONGO COM MENOR FREQUENCIA CARDIACA ENTRE 65 E 70% EMAGRECE MAIS DO QUE O DE ALTA INTENSIDADE INTERVALADO.
    ROGERIO OBRIGADO

    ResponderEliminar
  165. Muito tem se falado sobre a eficácia dos exercícios aeróbicos de alta intensidade (EAAI) no emagrecimento a ponto de esquecermos os benefícios causados pelos exercícios aeróbicos de baixa intensidade (EABI). Importante entender que os EAAI promovem modificações em nosso organismo que favorecem a queima de gordura assim como os EABI.

    Quando falamos de alta intensidade nos referimos a atividades que tem uma duração mais curta (30min no máximo), realizada com uma freqüência cardíaca maior (próxima do nosso L2 ou limiar anaeróbico). Já os de baixa intensidade duram em torno de 60min e a freqüência cardíaca fica próxima do L1 ou limiar aeróbico.

    Resumidamente, os EAAI promovem a liberação de substâncias (hormônios) que aceleram o nosso metabolismo. Mesmo após a realização do exercício, o organismo continua queimando calorias, isso significa que o nosso gasto calórico diário pode aumentar entre 5 a 15%. Esse fenômeno é chamado de EPOC (excess post-exercise oxygen consumption), que significa aumento do consumo de oxigênio após o exercício e que tem sido estudado muito nos últimos anos.

    Já os EABI promovem um aumento das mitocôndrias (estruturas que realizam a queima energética) nas fibras dos músculos. Além de aumentá-las, o estímulo de longa duração as estimula a utilizar mais gordura como fonte energética. Isso significa que o organismo passa a ter mais facilidade em queimar gordura. Este é um fenômeno conhecido há tempo, os primeiros estudos comprovando este aumento mitocondrial datam da década de 60.

    Os EAAI estimulam a maior produção de adrenalina, estimulando mecanismos de queima de gordura intra-abdominal (aquela gordura perigosa que aumenta a chance de problemas cardíacos). Os EABI por não serem tão intensos, liberam menos destes hormônios, diminuindo o estimulo de queima intra-abdominal e favorecendo a oxidação de gorduras subcutâneas.

    Apenas com estes dados, podemos afirmar que uma adaptação potencializa a outra e que a uni-las é a melhor maneira de emagrecer com saúde. Com a orientação de profissionais competentes (médicos, nutricionistas e professores de Educação Física) é possível estruturar um programa de treinamento que contemple tanto os EAAI quanto os EABI.

    ResponderEliminar
  166. pEDRO:DOMINGO
    COMO FAZER UM TRABALHO DE PERDA DE GORDURA E HIPERTROFIA JUNTOS? PERCEBO QUE TENHO NO PEITO E ABDOMEN GORDURA E QUERIA ELIMINAR ISSO, ASSIM DEFINIR MAIS A MUSCULATURA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. A sugestão é consiliar o treino de hipertrofia na musculação com o trabalho aeróbio.O gasto calórico na musculação poderá ser tão alto quanto no treino aeróbio, veja porque..

      - Após o exercício aeróbio o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós- treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

      Consulte seu professor para mais informações pois o mesmo vai ajuda-lo na preparação do seu ciclo de treino. "Nunca treine por conta própria!

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  167. professor tenho 16anos e ja malho a 6meses queria saber se isso enfluencia no meu crescimento, e se eu posso mlhar pessado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. TREINO X IDADE - Olá, bem vindo ao HP. Respondendo a sua perguntar o trabalho na musculação deverá ser adequado a sua idade e estrutura física pois poderá compromete-lo como também causar lesões a médio e longo prazo.

      Treinos de alta intensidade ou "pesado" como você se referiu não são aconselhável a sua faixa etária. Sendo assim consulte seu professor e NUNCA treine por conta própria.

      "Tenha paciência" tudo tem sua hora..

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  168. a musculaçao queima mais gordura que o aerobico, por que a queima de gordura na musculaçao continua apos o exercicio. Entao um trabalho aerobico pode ser feito uma vez por semana bem forçado.....pra nao interferir na hipertrofia

    rogerio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogério. Obrigado pelo seu contato. Vamos a sua questão..

      Emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você não vai querer emagrecer e ficar flácido, certo?! Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

      Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

      Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da actividade física.

      Após o exercício aeróbio o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós- treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

      Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

      Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

      Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e os alongamentos num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento sempre de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

      Não esqueça disso! “O melhor a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos”.

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  169. Olá, Professor.

    Estou fazendo academia para perder peso e medidas, principalmente nas pernas (estão bem gordinhas). Meu professor passou um treino em que na primeira semana devo fazer 3 x 8, depois 3 x 10, 3x12, 3x15, 3x18 até 3x20. A cada semana aumento as repetições.

    Vc acha que assim vou conseguir meu objetivo?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tallita. O programa de treino proposto pelo seu professor esta correto. Convém agora aguardar algumas semanas pois cada pessoa reage de uma forma a cada tipo de treino devido ao seu metabolismo e receptividade do organismo aos exercícios.

      Com o passar do tempo seu professor estará a adaptar seu treino da melhor forma possível para isso fique atenta aos sinais do seu corpo e as suas mudanças e mantenha sempre seu professor a par de tudo.

      Estou a sua disposição para a mais duvidas

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  170. rogerio
    oi,,, estou com meu imc 0.30 (30) tenho 40 anos e sinto que preciso emagrecer perder essa gordura, apesar de nao ser gordo por que malho bastante. como poderia fazer um trabalho de musculaçao para manter a massa muscular e emagrecer, se tantos dizem por ai que o aerobico faz a perda da musculatura, musculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rogerio. O ideal é conciliar um trabalho de hipertrofia muscular, trabalho aeróbio e alimentação. quer lembra-lo que os resultados e adaptação aos treinos vai depender da genética e metabolismo de cada pessoa.

      Neste caso tens quer perceber as reações do seu corpo e ver quais as atividades e exercícios que melhor se adapta.

      Segue abaixo um artigo sobre esta questão:

      MUSCULAÇÃO X PERDA DE GORDURA - Emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você não vai querer emagrecer e ficar flácido, certo?! Na verdade, o ideal é mudar a composição corporal, perdendo ou não peso na balança (devendo ser feita uma avaliação de cada caso).

      Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).

      Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, durante o esforço (onde usa-se o fósforo, a creatina e a glicose anaeróbia), existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da actividade física.

      Após o exercício aeróbio o nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós- treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

      Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.

      Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de se conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo (mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.

      Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e os alongamentos num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento sempre de profissionais como nutricionistas, professores de Educação Física e médicos.

      Não esqueça disso! “O melhor a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos”.

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      conheça nosso site - www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  171. Professor musculação compromete o crecimente ja que tenho 15anos,e se com surpevisão do instrutor posso fazer treino de alta intensidade.

    DNIK

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá DNIK. Bem vindo! Segue um artigo sobre a sua questão. Caso tenha duvidas sobre o meo estou a sua disposição. Abraços e bons treinos!

      MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA - A musculação quando muito bem orientada e acompanhada por um profissional da área de Educação Física pode ser um estímulo ao crescimento do organismo. A prática de musculação para adolescentes auxilia para um maior desenvolvimento na resistência, força e performance muscular, claro que dependendo do treinamento e do objetivo desejado.

      Na opinião do Prof. Fábio Bucheroni, a musculação para os adolescentes é de importância para o crescimento muscular e ósseo, pois a partir de uma carga adequada que não exija muito dos tendões e ligamentos é possível iniciar um processo de adaptação muscular sem prejudica-los.

      A carga ideal para se começar a musculação pode ser definida de diversas maneiras, mas cabe ao professor responsável avaliá-la e perceber através de seus conhecimentos e "feelling" se realmente esta propícia para o adolescente em questão.

      Se a carga estiver acima do ideal (pesada), em que o adolescente sinta dificuldade de erguê-la, é melhor prestar atenção, porque quando muito pesada pode prejudicar o crescimento do organismo, forçando suas articulações. Neste caso, se continuar com a carga pesada poderá ocorrer o fechamento precoce dos discos epifisários, interferindo no crescimento.

      O crescimento ósseo ocorre na epífise, que expande-se constantemente durante a infância e adolescência.

      Portanto, a musculação deve ter um acompanhamento e uma orientação constante de extrema importância quanto a resistência, tônus, fortalecimento e até mesmo de adaptação muscular para os adolescentes. Uma carga ótima é aquela que produz tensão óssea e alongamento na musculatura, auxiliando assim, o crescimento corporal.

      De outra forma, esta atividade torna-se um perigo para os adolescentes praticantes, pois acarretaria danos ao desenvolvimento e crescimento do organismo.

      Possíveis danos da Musculação ou de qualquer atividade física sem orientação adequada ou em excesso para os adolescentes:

      - Hipófise: o stress físico prejudica a liberação de hormônios sexuais por essa glândula, retardando o crescimento de pelos e o desenvolvimento dos órgãos genitais.
      - Coração: um desequilíbrio hormonal causado por esforço ameaça o amadurecimento do músculo cardíaco.
      - Músculos: cargas muitas pesadas na adolescência fazem com que os músculos percam a elasticidade, tornando-se mais curtos e comprometendo as articulações.
      - Tendões: estão em processo de formação na adolescência. Uma tração exagerada da massa muscular sobre os tendões pode causar inflamação (tendinites).
      - Ossos: exercícios com muita carga comprometem a estrutura dos ossos, logo o adolescente corre o risco de não crescer o quanto poderia.

      Conheça nosso site - www.help-professor.com

      Eliminar
  172. Bom dia,
    tenho 41 anos e tenho artrose cervical, mas há muito tempo eu não sentia nada, porém faço musculação e jump, de ontem (13/08) para cá estou sentindo dores no pescoço ( vou ao médico)mas na minha série de musculação tenho um exercicio que se chama "meio smith" agachamento (não lembro bem o nome)e fiz ele sexta feira(10/08) com carga de 20Kg, isso pode ter alterado na artrose? devo continuar a fazer esse exercicio? posso também continuar fazendo o jump?

    ResponderEliminar
  173. JUMP X ARTROSE . Olá Obrigado pelo seu contato. Com certeza as dores estão sendo causadas devido as suas atividades. Acredito que o agachamento é a principal causa das dores sendo que também o jump no seu caso não é uma das atividades mais recomendadas.

    Aconselho a realizar exercícios para fortalecimento da região cervical, mas antes volte a consultar-se com seu médico para que o mesmo possa orienta-la com segurança e da melhor forma.

    Caso tenha mais duvidas estou a sua disposição

    Conheça nosso site www.help-professor.com

    Abraços e votos de melhoras

    ResponderEliminar
  174. professor eu malho a um ano tenho 16 anos e quando eu vou malhar perna eu malho pesado pq eu consigo,isso atrapalha o meu crecimento, haa eu não crecir um centimetro a mais de um ano eu devo parar de fazer musculação,e procurar outra atividade fisica..??,quando eu vou malhar bicips e tricips fasso seção de 6x5...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. IDADE X MUSCULAÇÃO - Olá, bem vindo ao HP. A musculação é importante para todas as idades contanto que o treino proposto seja adequado a cada faixa-etária. Sendo assim fale com seu professor e evite de realizar seu treino por conta própria.

      O treino inadequado poderá provocar graves lesões a médio e longo prazo. Portando consulte seu professor que o mesmo poderá com certeza orienta-lo da forma mais segura e com resultados.

      Caso tenhas mais duvidas estou a sua disposição

      Conheça nosso site. Lá estará a encontrar mais dicas.
      www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  175. olá gostaria de saber se é aconselhavel fazer ginastica localizada e musculação no mesmo dia.

    ResponderEliminar
  176. Boa tarde prof. Claudio, achei bem interessante seu blog, e me esclareceu bastante dúvidas, mas ainda tenho uma, se possível gostaria de uma orientação. Enviei um email mas não sei se o Sr recebeu então postei aqui também, me desculpe se foi em duplicidade.

    Bom... treino há alguns anos, fiquei parada nos dois últimos meses, retornei dia 16/07 e fiz avaliação física. Gostaria de diminuir minha BF e as dobras cutâneas, estou cuidando da alimentação, sou magra mas ainda acho que da para secar mais.

    Minha dúvida é a respeito de que treino fazer, no momento estou fazendo um de adaptação, logo vou mudar. Meu objetivo na academia é ganhar músculos nas coxas, e glúteos, não sei se faço para definir ou ganhar massa, pois observo que a maioria das mulheres fazem treino de ganho de massa ficam com as pernas grossas, roliças, sem definição. Quero ganhar massa mas que fiquem com os músculos aparecendo, definidos.
    O professor da academia disse que não preciso emagrecer, e que se fizer treino de definição vou perder coxa e glúteo, então me aconselhou a fazer treino para ganhar massa magra, mas se eu fizer os músculos vão ficar aparentes?

    Sei que é difícil dar uma opinião sem me conhecer, mas vou postar abaixo minhas medidas para auxiliá-lo.

    53,40 kg dia 16/07, dia 17/08 52kg (emagreci para poder ganhar peso com massa magra)
    1,64 m.
    Bf: 16,32% dia 16/07
    Massa magra: 44.69 kg
    Massa gorda: 8.71 kg
    IMC: 20,10
    Abdme: 77 cm
    Cintura: 66,50 cm
    Quadril: 93,50 cm
    Coxa: 51 cm

    Dobras cutâneas que pretendo diminuir:
    Abdominal: 10 mm
    Coxa: 17,70 mm
    Supra-ilíaca: 10,7

    PS: o professor disse que fez um treino com séries de 15 repetições, 4 vezes por semana, mais um dia para aeróbico. Está certo?

    Se puder me ajudar agradeço.

    Att,
    Gislaine

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gislaine. Segue novamente a resposta enviada ao seu email.

      Bem, como você mesma disso é difícil avalia-la sem conhece-la pessoalmente.

      Cada pessoa tem um resultado diferente a cada método de treino devido a sua genética, metabolismo, etc. Algumas com maior facilidade a hipertrofia e outras em definição muscular e perda de massa gorda.

      Em breve estará a finalizar sua fase de adaptação e o mais correto é consultar seu professor e definir uma estratégia de treino onde no decorrer do mesmo poderá altera-lo de acordo com os resultados apresentados no decorrer do ciclo.

      Durante esta fase fique atenta aos sinais do seu corpo mantendo seu professor sempre ciente destas mudanças. Nunca altere seu treino por conta própria! As orientações acima também podem ser consideradas para sua alimentação.

      Manter uma alimentação saudável, balanceada e que esteja a suprir seu gasto energético na sua rotina de treinos é de grande importância evitando assim perda da massa magra.

      Caso tenhas mais duvidas estou sempre a sua disposição.

      Abraços

      Eliminar
  177. Obrigada por responder...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem o porque agradecer Gislaine.. Estou sempre a sua disposição.

      Grande abraço e bons treinos!

      Eliminar
  178. Olá.

    Uma duvida iniciei a academia com objetivo de perca de peso e tonificação. Faço 40min de esteira quando chego, circuito de musculação e depois mais 20minutos de esteira, minha duvida é se é certo fazer o aeróbico assim? Adorei o site!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paty. que óptimo que tenhas gostado do site. Segue um artigo sobre esta questão do treino aeróbio + musculação. Caso tenha alguma duvida após ler o mesmo estarei a sua disposição.

      AERÓBIOS, ANTES OU DEPOIS DA MUSCULAÇÃO? Uma das dúvidas ainda comum entre os frequentadores de academia de ginástica ou mesmo de quem vai procurar um treino personalizado é com relação ao confronto das actividades aeróbias com a musculação. O que fazer primeiro? Depois da musculação prejudica o trabalho de hipertrofia? Antes serve de aquecimento? E se não fizer? E para emagrecimento o que faço primeiro.

      Em primeiro lugar é preciso estabelecer qual é o seu objectivo. Se for emagrecimento as duas actividades são bem vindas em qualquer ordem porque o valor nessa questão é o balanço calórico negativo. Ou seja, a ordem é queimar calorias. É preciso ainda lembrar que a própria musculação por si só também emagrece contribuindo não só com a diminuição do percentual de gordura como também o aumento da massa muscular e a explicação é simples.

      Os anaeróbios como a musculação, emagrecem na mesma proporção. A diferença é que na hora do exercício o corpo utiliza o glicogénio muscular como principal fonte de energia. Depois tem que repor e vai buscar nas gorduras proporcionando o emagrecimento.

      Os exercícios anaeróbios propiciam emagrecimento no período pós-exercícios, quando toda actividade metabólica de síntese proteica e glicídica ocorre às custas de energia aeróbia proveniente, na sua maior parte, dos ácidos graxos do tecido adiposo".

      Outro facto é que o aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal fazendo a longo prazo o corpo gastar mais energia parado. Os fisiculturistas têm um percentual de gordura tão baixo quanto os atletas de resistência. Portanto, para emagrecer, tanto faz você ir para a passadeira ou bicicleta ergo-métrica antes, depois da musculação ou mesmo dividir aeróbio antes e depois.

      Agora, quando o objectivo for musculação visando hipertrofia ou desenvolvimento da força, o questionamento pode mudar. Vai depender muito da intensidade e duração da actividade aeróbia antes ou após a musculação.

      As pesquisas mostram resultados, até benéficos, quando essa actividade não passa de 20 minutos com uma intensidade baixa, 40 a 60% da Frequência Cardíaca Máxima. Uma intensidade mais alta ou duração maior, a solicitação motora pode ser contraditória ao desenvolvimento da força ocorrendo o que se conhece em Fisiologia por catabolismo.

      Existem trabalhos comparando actividade aeróbia de 20 com 40 minutos sendo favorável à primeira hipótese. Veja as conclusões de estudos de treinamento simultâneo citadas por Fleck, 99:

      1) A força muscular pode ser comprometida, especialmente em acções musculares de alta velocidade, pela execução do treino de endurance de alta intensidade.
      2) A potência muscular pode ser comprometida pela execução simultânea do treino de força e de endurance.
      3) O desempenho anaeróbio pode ser negativamente afectado pelo treino de endurance de alta intensidade.
      4) O consumo máximo de oxigénio não é comprometido pela acção simultânea do treino de força e endurance.
      5) A endurance não é afectada negativamente pelo treino simultâneo.

      Bons treinos!!

      Eliminar
    2. Texto muito esclarecedor mesmo!Obrigada! Só tenho uma outra duvida pra finalizar =), é que acho que depois que li o texto, acho q estou fazendo errado, prq a esteira o tempo que faço é dividido 40 antes da musculação e depois volto para esteira e faço + 20min. Será então que é melhor, fazer todo o tempo sem intervalo? Tipo,1hr antes ou depois? Ou diminuir esse tempo e fazer 40 min antes ou depois.mais uma vez obrigada, e desculpa por tantas peguntas! Mas é q vc esclarece muito bem.

      Eliminar
  179. parabens pelo seu blog prof.
    meu nome é wesley e tenho 1.73m, e pessava 125kg. hoje estou com 99kg, malho ja a 1 ano e nesse periodo perdi 26kg. estou ganhando massa magra e perdendo gordura, só tenho gordura na região abdominal.
    gostaria de saber se posso ingerir batata doce meia hora antes dos treinos, se esse carboidrato vai virar gordura ou massa magra, se isso vai fazer eu engordar?
    treino pesado na musculação e tambem faço power jamp e bady atack, segunda, terça e quarta e pego pesado tambem. pois penso que com essa batata evito o catabolismo que as vezes fico uma hora de aerobio e uma hora e meia de musculação, depois do treino jogo proteina para evitar o catabolismo. boa sorte e que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. BATATA DOCE - Olá. Bem vindo ao blog HP. A batata doce é um ótimo carboidrato mas no seu caso tens que come-la ao menos com dua horas antes do treino, saiba porque..

      A grande vantagem da batata doce é o baixo Índice Glicêmico. Este índice indica a velocidade com que o açúcar (glicose) chega à corrente sanguínea assim que comemos algo, sendo que quanto mais baixo, melhor (excepto em algumas situações especiais). Alimentos com baixo Índice Glicêmico liberam energia mais lentamente (não causando picos de insulina), o que faz com que o pique para o treino seja mantido por mais tempo. O oposto ocorre quando são consumidos alimentos de alto Índice Glicêmico, como pães ou doces, que fazem o açúcar entrar depressa no corpo (sangue). Só que com a mesma velocidade que ele entra, ele também sai, ou seja, bem rapidinho. Daí o rendimento do treino cai e a fome aparece antes da hora.

      O Índice Glicêmico da batata-doce é 44, baixo comparando-se com a batata inglesa (129), o arroz branco (87) ou com o pão branco (100). Isto a torna ideal para ser consumida como fonte de hidratos de carbono durante o dia, e principalmente, entre 1 e 2 horas antes de uma sessão de treinamento.

      A batata-doce é rica em betacaroteno (sobretudo a amarela e a roxa), ela sozinha é capaz de suprir as necessidades diárias de vitamina A do corpo. A vitamina A age como antioxidante é muito importante para manutenção de ossos, tecido epitelial, sistema imunológico e reprodutivo. Possui também grandes quantidades de vitamina C. Uma batata-doce média possui um terço da quantidade desta vitamina que o nosso corpo precisa para um dia todo.

      Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B e alguns sais minerais, como potássio e fósforo. São mais ricas em ferro e possuem cinco vezes mais cálcio que a batata inglesa. Suas folhas também são bem nutritivas e podem ser preparadas como qualquer outra verdura de folha, podendo ser consumida refogada ou crua.

      Mas fique atento! Nada de sair comendo batata doce sem eira nem beira. A inclusão da batata doce na dieta do praticante de actividade física ou atleta, assim como de qualquer outro alimento, depende de vários factores, que só um nutricionista pode avaliar. Em excesso os hidratos de carbono podem se transformar em gordura, daí a importância do equilíbrio adequado entre os macro-nutrientes.

      Caso tenha seu horário restrito e possa se aleimntar apenas 30 minutos antes do treino opte então para carboidratos de alto indice glicemico como por exemplo barras energeticas, maltodrextrina, carboidrato em gel, dentre outros.

      Caso ainda tenha duvidas estou a sua disposição. Poderá enviar sua pergunta diretamente ao nosso apoio online: suporte@help-professor.com

      Conheça nosso site www.help-professor.com

      Abraços e bons treinos!

      Eliminar
  180. Um dos fatores mais importantes é a variavel pausa.!Onde quanto menor a pausa maior será o acumúlo de lactato,sendo assim aumento também da produção hormonal e por assim sejá,maiores danos a extrutura do citoesqueleto.Sendo assim pausas curtas em treinos rapidos com maior carga possivel principalmente na fase exentrica do treinamento dão maiores resultados de hipertrofia.

    ResponderEliminar